Produtividade, gestão de projetos, processos, indicadores, gestão de tempo, de atividades, de pessoal, objetivos e estratégia. Muitas dessas expressões são ouvidas diariamente em empresas e fazem parte da gestão organizacional. Por vezes elas podem parecer desconexas mas são, na verdade, complementares, e todas têm sua utilidade evidenciada quando o trabalho é realizado em prol de se alcançar objetivos da empresa.
Mas a primeira coisa para que esse trabalho flua de forma mais suave, é conhecer profundamente a realidade da o companhia, e definir os objetivos corretamente, de forma alinhada com o planejamento estratégico da empresa. Fazer isso de uma forma inteligente é o que Peter Drucker nos apresentou quando, em seus trabalhos, define como técnica a definição de Objetivos SMART.
O que são os Objetivos SMART?
SMART aqui, além de um trocadilho com esperto e inteligente, é um acrônimo que funciona com um checklist para a validação do objetivo que está sendo definido. As letras significam:
S | Específico (Specific) |
M | Mensurável (Measurable) |
A | Atingível (Atteinable) |
R | Relevante (Relevant) |
T | Temporal (Time-bound) |
Partindo para uma explicação mais aprofundada de cada um desses significados, temos:
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S – Específico
Objetivos específicos são mais palpáveis, saindo apenas de ideias e se tornando mais concretos.
“Diminuir o refugo de peças plásticas do produto X em 10%”, parece mais alcançável do que apenas “diminuir o refugo na linha de produção”, não concorda?
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M – Mensurável
O próprio Peter Drucker também nos presenteou com uma frase muito famosa: “O que não é medido não pode ser melhorado (ou gerenciado).” Assim, é preciso definir quais os aspectos daquele objetivo que serão utilizados como régua para medir se o objetivo está sendo perseguido e atingido de forma eficiente e eficaz.
Aqui somos apresentados a conceitos como métricas e indicadores, os tão conhecidos KPIs, que são valores capazes de auxiliar na identificação de desvios, bem como ajudar na definição de procedimentos, tornando os processos gerenciáveis.
Seguindo o exemplo dado anteriormente, o KPI escolhido para medir o avançamento pode ser de peças refugadas por dia, mês ou ano.
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A – Atingível
Sempre é necessário ter em mente a realidade da empresa, setor, time, para que possamos estabelecer objetivos atingíveis.
Se a sua empresa utiliza majoritariamente a fonte de energia térmica, seria quase impossível reduzir a 0% a emissão de gases CO2 na atmosfera, no próximo mês. Outro exemplo é que, para reduzir o refugo de peças plásticas, trocássemos os materiais utilizados na fabricação dessas peças.
É possível perceber que esses objetivos não seriam atingidos em um dia, ou mesmo um mês ou, quem sabe um ano, já que exigem um estudo muito mais profundo das opções viáveis para a realidade da empresa.
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R – Relevante
Considerando que a missão da empresa é ser líder de mercado na fabricação de peças plásticas para o setor de eletrônicos, por exemplo, e que a liderança tem como objetivo geral diminuir o desperdício de matéria prima plástica na linha de produção.
Do que adiantaria então definir como objetivo reduzir o tempo que um colaborador do setor administrativo demora para se locomover dentro da planta, entre reuniões, para até 10 minutos?
O objetivo é considerado SMART apenas se é relevante para a estratégia da empresa. Caso não seja, gera um desperdício de tempo e recursos com o estabelecimento de um time, estudos, aplicação de ciclos de medição e ferramentas. Os objetivos precisam ser definidos de forma mais assertiva.
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T – Temporal
Um objetivo precisa ter um prazo para ser alcançado. Quando ele não está definido, aqueles que trabalham para atingi-lo tornam-se desmotivados, já que não sabem quando têm de entregar suas atividades e resultados.
A temporalidade de um objetivo também é importante para que seja realizado um planejamento mais correto de alocação de recursos de tempo, dinheiro e pessoal, já que esses podem variar dependendo do período e do prazo.
Assim, completamos um dos nossos objetivos SMART relacionado ao refugo de material plástico:
“O objetivo é reduzir em 10% o refugo de material plástico, mensalmente, até que seja atingido um patamar de refugo de 10% anual. Esse objetivo deve ser atingido em 2 anos.”
Objetivos SMART só são aplicáveis para produtos?
Utilizar objetivos SMART são uma forma muito versátil de validar os objetivos da empresa não apenas quando pensamos em uma linha de produção.
Um ótimo exemplo disso é o objetivo: “Diminuir para 3 minutos o tempo de trânsito dos parafusos, desde o almoxarifado até a estação em que são necessárias, no tempo de um trimestre.”
Assim, podemos alocar recursos de mapeamento de possíveis rotas para esses parafusos e contratação de serviços de monitoramento da movimentação dessas peças, por exemplo. É possível fazer esse tipo de mapeamento em tempo real através de Sistemas de Localização em Tempo Real.
Outro exemplo interessante: “Realizar a ambientação de um novo funcionário com as ferramentas utilizadas na empresa com a duração de um mês, e monitorar seu desenvolvimento na função mensalmente. Quando ele mostrar domínio da ferramenta para aquela função, utilizar seu feedback para planejar a atualização do treinamento. Esse ciclo se fechará em um ano e meio.”
Mas e as metas?
A metodologia SMART é utilizada, também, para o estabelecimento de metas. Essas são expressões mais concretas ainda dos objetivos, e por isso herdam suas características.
Então sim, podemos sim considerar a existência de metas SMART, sendo que estas são ainda mais específicas, temporais e mensuráveis.
Objetivos SMART não são apenas para a alta direção
De um modo geral, quando pensamos em produtividade em uma empresa, esta pode parecer uma preocupação da alta direção quando olham para os colaboradores. Pensamos em medições como consumo de matérias primas, tempo de produção, geração de desperdícios, entre muitos outros. É realizar mais atividades, da melhor forma, reduzindo os recursos utilizados.
Mas para que isso aconteça de forma efetiva, é preciso engajar todos os times e colaboradores, maximizando os resultados. Para que isso seja possível, todos devem estar alinhados quanto ao objetivo que estão tentando alcançar.
Qual a contribuição das suas atividades para os objetivos que a empresa pretende alcançar?
Muito mais do que apenas delegar as tarefas, é papel dos gestores também quebrarem os objetivos SMART, em objetivos e metas que sigam a mesma metodologia, e que peçam ajuda dos seus times para que esses objetivos sejam ainda mais assertivos.
Isso fará com que os resultados sejam maximizados, já que se tem uma participação maior do que se os objetivos fossem apenas top-down.
E como a Novidá auxilia no planejamento de Objetivos SMART?
Antes de estabelecer um objetivo SMART, é necessário conhecer profundamente a realidade da empresa, e o nosso blog traz materiais muito ricos sobre vários aspectos desse mapeamento, como identificar gargalos em processos. Com esse tipo de análise é possível definir objetivos SMART cumprindo os requisitos de serem específicos e relevantes.
Além disso, a Novidá tem também auxilia no estabelecimento e realização das etapas de medição de resultados, então conhecemos bastante sobre KPIs . Lembrando que esses são importantes para verificar o avançamento dos projetos
Posteriormente à definição dos objetivos SMART, trabalhamos com tecnologias de Internet das Coisas (IoT) que auxiliam a alcançar os objetivos de forma eficiente e eficaz. Você pode conhecer como empresas como FCA, O Boticário e Bauducco já utilizaram nessas soluções para auxiliá-las a alcançar seus objetivos. Venha conhecer nossos cases de sucesso clicando aqui.