Novo Tomada de Decisões: 5 dicas para ser mais assertivo
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endereço

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Tomada de Decisões: 5 dicas para ser mais assertivo

Tomada de Decisões: 5 dicas para ser mais assertivo

A vida de qualquer pessoa é uma eterna sequência de tomada de decisões. O tempo todo estamos fazendo escolhas que vão guiar os capítulos da nossa trajetória. Quando falamos do mundo corporativo não é diferente: a cada dia todo profissional toma várias decisões que terão consequência nos resultados da empresa.

No caso de gestores e líderes, cada escolha tem um grande impacto na organização. É por isso que a tomada de decisões precisa ser muito bem estudada e planejada. Caso contrário, aumentam as chances da companhia não atingir os resultados esperados.

 

O que é tomada de decisões e qual sua importância?

No contexto corporativo, a tomada de decisões está relacionada ao processo de fazer escolhas que vão gerar impactos significativos para a organização. Invariavelmente, ela envolve a seleção de uma ação entre duas ou mais possíveis alternativas.

Geralmente, o processo de tomada de decisões é feito por um grupo de profissionais que está no comando da empresa, como gestores ou líderes de uma área, por exemplo. Trata-se de um processo que permeia diferentes setores e é realizado de forma contínua: sempre haverá novas decisões a serem tomadas.

As consequências das tomadas de decisões justificam sua importância. Afinal, são as decisões que movem as empresas. Elas são capazes de elevar uma organização a um outro patamar ou mesmo culminar em seu fracasso.

Tomar consciência da importância da tomada de decisões é fundamental para ter mais cuidado na hora de fazer as escolhas, entendendo que cada decisão gera aprendizados e, assim, ir melhorando cada vez mais esse processo.

 

5 Dicas para melhorar sua tomada de decisões

 

1- Sempre se baseie em dados para tomada de decisão

Muitos gestores ainda tomam decisões com pouco fundamento, usando especialmente a intuição. Não é raro vermos líderes que justificam suas escolhas apenas com os “anos de experiência” que eles têm naquela função.

É claro que a intuição, experiência e opinião do profissional podem ajudar na escolha, mas elas nunca podem desempenhar o papel principal. Procure sempre ter dados e informações reais sobre sua operação que justifiquem suas escolhas. Analise números, históricos, desempenhos anteriores antes de tomar qualquer decisão.

 

2- Metrifique também as suas decisões

As próprias escolhas também precisam ser metrificadas. Afinal, depois de tomar uma decisão importante, você precisará avaliar se ela realmente foi a melhor escolha. É normal cometer erros no mundo corporativo, porém eles devem ser fontes de aprendizado para que não se repitam outras vezes.

Assim, procure acompanhar, mensurar e avaliar as consequências de cada grande escolha tomada em sua operação. Ao estipular metas e um tempo para analisar os resultados das decisões tomadas, fica fácil entender se você está ou não no caminho certo.

 

3- Explore diferentes opções

Ao tomar decisões, você geralmente precisa levantar algumas alternativas. Por exemplo, se existe um determinado valor para gastar em alguma ferramenta de gestão de pessoas, provavelmente você terá um leque de opções para analisar.

Procure sempre ampliar esse número de opções: faça um brainstorming, pesquise o que há disponível no mercado, procure benchmarking e seja criativo. Depois, é claro, use métricas e informações reais sobre seu negócio para fazer a melhor escolha.

 

4- Reveja suas decisões

Conforme comentamos, a tomada de decisão é um ciclo de melhoria contínua. Ou seja, você sempre precisará olhar novamente para as escolhas tomadas, fazer novas decisões e avalia-las consecutivamente.

Muitas vezes você está priorizando um objetivo específico mas, com o tempo, a estratégia da empresa muda. Portanto, as decisões também precisarão acompanhar as grandes metas da organização.

 

5- Converse com a equipe

Por mais que sejam os gestores os responsáveis pela tomada de decisões mais estratégicas da empresa, é importante ouvir também os colaboradores na hora de fazer escolhas importantes. Em uma indústria por exemplo, quem está no chão de fábrica muitas vezes consegue avaliar melhor quais são os principais gargalos da operação e o que precisa ser melhorado.

Incluir a equipe na tomada de decisões ainda é importante para mostrar que cada colaborador é parte importante do sucesso da empresa e para ressaltar que todos estão remando para o mesmo lado.

 

Como a Novidá auxilia na tomada de decisões?

A Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indoor que auxilia os gestores na tomada de decisão. Por meio de sensores, beacons e smartphones, monitoramos toda a movimentação de colaboradores durante suas jornadas produtivas.

Assim, o gestor passa a ter todas as informações de tempos e movimentos dos seus colaboradores, além da localização em tempo real de cada um deles. Isso é fundamental para identificar gargalos, entender exatamente o que está acontecendo na empresa e tomar melhores decisões para otimizar processos.

Grandes empresas como Gerdau, Boticário e FCA testaram nossa solução para gestão de equipes operacionais e tiveram retornos expressivos. Baixe nossos cases de sucesso e entenda como podemos ajudar também a sua empresa.

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo