O que vem à mente quando você ouve a palavra “liderança”? A liderança pode ser definida de várias maneiras. Liderança, em última análise, permitir que outros participem da criação de algo grandioso.
Tudo se resume às pessoas quando se trata de liderança eficaz. Trata-se de ser capaz de engajar e maximizar efetivamente todos os recursos humanos para concretizar essa visão.
Separamos 15 dicas sobre como ser um líder eficaz em sua organização.
- MANTENHA SUA PROMESSA
Não assuma compromissos que não possa cumprir.
- SEJA HONESTO COM TODOS
Um bom líder não toma partido. Não deixe que as amizades atrapalhem o tratamento justo de todos em sua organização ou departamento.
- SEJA UM EXCELENTE COMUNICADOR
Para ser um líder competente, você não precisa de uma voz dominante, mas deve estar disposto a apresentar um “vamos lá” eficaz. Um líder inteligente sabe coletar e disseminar informações para que todos estejam cientes da situação.
- ESTEJA PRONTO PARA ACEITAR AS OPINIÕES DE OUTROS
Outros líderes são encorajados a fazer pensamentos e ideias que você pode não ter considerado. Suas sugestões podem ajudar a organização a entregar um programa melhor. Outros líderes terão mais propriedade da estratégia final se você simplesmente disser a eles o que a empresa fará se você estiver aberto às ideias deles e disposto a implementar as boas.
- FLEXIBILIDADE É A CHAVE
Nem tudo sai conforme o planejado. Quando o “Plano A” falhar, esteja pronto para fazer a transição para o “Plano B”. Considere o “Plano C”.
- SER ORGANIZADO
O tempo que você investir no planejamento será recompensado.
- DELEGAR
É um verbo que significa “delegar”. Alguns líderes acreditam que, até que eles concluam a tarefa, ela não será concluída. A maioria das pessoas gostam de ser desafiadas com uma tarefa. Incentive os membros de sua equipe a experimentar coisas novas porque eles querem ser confiáveis com suas tarefas.
- SEGUIR
Quando as pessoas recebem tarefas, certifique-se de verificar com elas nos momentos apropriados para garantir que elas não esqueçam o que devem fazer ou quando devem fazê-lo. Quando uma parte vital de um passeio não foi planejada ou os suprimentos não foram comprados, isso pode evitar problemas. No entanto, evite microgerenciar os outros a ponto de eles pararem de fazer as coisas por conta própria e, em vez disso, aguardarem seus pedidos.
- INCLUA UM EXEMPLO
Liderar pelo exemplo é a coisa mais importante que você pode fazer. Faça o que fizer, é provável que sua equipe siga o exemplo. O ânimo de todos pode ser elevado por uma perspectiva positiva.
- SER CONFIÁVEL
Nada é mais desconcertante do que um líder que age de uma maneira em um minuto e depois de outra no próximo. É mais provável que os funcionários respondam positivamente à sua liderança se souberem o que esperar de você. Explique à empresa por que você precisa ajustar o plano ou suas orientações à luz de fatores que você não considerou antes.
- DAR CRÉDITO
Dar crédito é a melhor forma de adquirir crédito. Muitas vezes, apenas dizer “bom trabalho” é suficiente para fazer um funcionário sentir que está ajudando a organização a ter sucesso.
- PEÇA ASSISTÊNCIA
Não tenha vergonha de procurar ajuda. Você tem muitas opções à sua disposição. Quando você se depara com um cenário com o qual não tem certeza de como lidar, procure aconselhamento e ajuda de alguém que tenha mais experiência.
- CRÍTICA PRIVADA
Haverá momentos em que você deve dar um feedback crítico a um funcionário. Puxe o funcionário de lado e explique o que ele está fazendo incorretamente em particular. Faça uma recomendação de como isso deve ser feito corretamente. A autoestima dos funcionários será prejudicada pela crítica pública e eles podem desistir de tentar. Nunca critique um chefe na frente de seus subordinados. Isso corroerá sua autoridade e tornará mais difícil do que nunca cumprir suas responsabilidades.
- RECONHEÇA A CRÍTICA COMO UM PRESENTE
Outros funcionários, bem como líderes possivelmente, podem criticá-lo. Se alguém disser que você não está fazendo um bom trabalho, descubra do que eles estão falando e como você pode melhorar. As críticas, quando feitas e tratadas corretamente, podem fornecer ideias sobre como melhorar seu desempenho. Um bom líder é aquele que é receptivo às recomendações e adota aquelas que beneficiam a empresa.
- APROVEITE SEU TEMPO
Acima de tudo, divirta-se enquanto aprende a liderar. Sua alegria e entusiasmo foram transferidos para outros funcionários, que ajudarão nas operações da empresa.
O impacto e o efeito das ações do líder na equipe, e não as ações do líder, são indicadores de boa liderança. Os melhores líderes não colocam as pessoas em caixas; em vez disso, eles os libertam deles. No final, a tarefa de um líder é lutar pela liderança onipresente, em vez de cultivar seguidores.
Embora algumas pessoas parecem ter nascido com habilidades naturais de liderança mais fortes do que outras, acredite que qualquer um pode aprender a ser um líder concentrando-se em aumentar suas habilidades de liderança utilizando as técnicas dadas acima.