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Tenha um time engajado aplicando o Employee Experience!

Tenha um time engajado aplicando o Employee Experience!

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Por algum tempo a experiência do consumidor final foi o foco principal da maioria das empresas, se preocupando em oferecer um produto ou serviço que agradasse aos seus clientes. Esse movimento tem ganhado mais um elemento de importância que é a experiência do seu próprio colaborador ou no termo em inglês, Employee Experience.

Isso permite uma melhor tomada de ações com o foco no bem-estar das equipes e times que atuam na linha de produção e nos mais diferentes setores do negócio, proporcionando uma maior valorização do capital humano. E a tecnologia tem um papel fundamental nesse tipo de visão da empresa, oferecendo muito mais transparência na relação entre gestores e colaboradores.

Quer saber mais sobre a importância e os impactos positivos do Employee Experience para a sua empresa? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

 

O que é o Employee Experience?

O conceito de Employee Experience ou experiência do funcionário pode ser considerado como bastante semelhante ao da experiência do consumidor, com diferenças no foco de trabalho e na forma de aplicação. O ponto principal para entender este termo é visualizar os objetivos comuns e o conjunto de esforços para criar um ambiente saudável com uma vivência significativa de trabalho para os colaboradores.

De uma forma direta, é entender como o funcionário se sente no seu ambiente de trabalho e como a empresa está conectada com os seus valores, proporcionando formas de potencializar o sentimento positivo. Isso demonstra o amadurecimento da empresa visando o seu diferencial competitivo, impactando diretamente na qualidade do trabalho executado e na sua excelência.

 

Qual a importância de aplicar o Employee Experience na sua empresa?

Um time engajado permite também o desenvolvimento de uma série de estratégias que melhoram a rotina e a cultura organizacional, servindo como base para a evolução do negócio. Alguns pontos presentes no Employee Experience são:

  • A preocupação com o processo seletivo e a contratação do colaborador;
  • O processo de integração e acolhimento na empresa;
  • As oportunidades de crescimento e apoio na evolução de carreira;
  • Liderança inspiradora;
  • E uma cultura organizacional com objetivos claros.

Todos estes pontos demonstram que o Employee Experience promove muito mais do que um colaborador satisfeito com o local onde trabalha. Esse tipo de sentimento impacta diretamente na melhora do clima organizacional e é aproveitado como mais uma forma de atração de bons profissionais de alta performance.

Além disso, é uma ótima forma de reter bons talentos e garantir que a empresa continue evoluindo a sua capacidade produtiva para atingir sempre os melhores índices de eficiência. Segue a ideia de uma fidelização, transformando o colaborador em mais um promotor da marca da empresa e assim impactando diretamente na sua imagem perante o mercado.

 

 

Quais os benefícios da aplicação do Employee Experience?

Entender a experiência do funcionário como um diferencial competitivo para a gestão de pessoas e para o setor de recursos humanos é a principal forma de potencializar a sua aplicação. E os benefícios se tornam essenciais para o sucesso da empresa, uma vez que a qualidade do trabalho executado promove ainda mais eficiência na empresa.

 

A melhora nas relações dentro da empresa

Esse é um dos principais benefícios e contribui para melhorar a percepção do colaborador em relação à empresa, levando-o à entregar sempre os melhores resultados. Com isso, tanto os valores dos funcionários quanto os da organização permanecem alinhados, estimulando o diálogo e a transparência nas ações e na tomada de decisão. 

O trabalho em equipe é outro ponto principal do negócio e quando a comunicação fica mais fortalecida, as boas práticas conseguem ser compartilhadas impulsionando a qualidade das entregas. Essa evolução pode inclusive melhorar os relacionamentos interpessoais, impactando diretamente na qualidade de vida dos funcionários. 

 

Melhora o clima organizacional

Ao impactar nas relações interpessoais, o Employee Experience também promove um melhor entendimento dos diferentes tipos de perfis de colaboradores, levando em consideração as experiências de vida de cada um. Assim, consegue-se construir um clima organizacional cada vez mais favorável onde o diálogo é estimulado e as diferentes vozes e opiniões são ouvidas.

Um bom exemplo desse tipo de benefício pode ser percebido em conjunto com a adoção do conceito do Lean Manufacturing, que preza justamente o compartilhamento de boas práticas como um processo estimulado dentro da empresa. Quando a empresa possui um clima organizacional que favorece o diálogo, essas ações são melhor recebidas pelo corpo gerencial e os colaboradores se sentem motivados a aplicar a melhoria contínua e encontrar novas oportunidades de redução de desperdícios.

 

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Promove a marca da empresa

Esse é um benefício indireto de se aplicar o Employee Experience ao tomar atitudes que valorizem mais a relação com os colaboradores. Estes se tornam verdadeiros promotores da marca, monstrando que ali é um ótimo lugar para se trabalhar.

Assim, a empresa se torna mais competitiva pois consegue atrair os melhores talentos do mercado que irão querer integrar um time competente, que é reconhecido e que trabalha com satisfação.

 

Aumento da produtividade

A experiência do funcionário está diretamente ligada com os seus níveis de produtividade na empresa. Num ambiente que promove o compartilhamento de informações, boas relações e um clima organizacional positivo, ter um colaborador mais feliz e satisfeito com o seu trabalho impacta diretamente numa melhor qualidade dos resultados do seu trabalho e consequentemente do negócio.

 

Melhora na transparência entre líderes e funcionários

Em algumas empresas que não adotam as práticas relacionadas à experiência do funcionário pode-se criar um clima organizacional que demonstre a falta de comunicação e transparência na relação entre líderes e funcionários. Tomar ações nesse sentido facilita o fluxo de informação como um todo e a tecnologia pode sim ser uma aliada desse processo. Um bom exemplo de aplicação é o reconhecimento do trabalho executado ao utilizar uma plataforma de gestão de dados que entregue segurança e confiabilidade. 

 

E como implementar o Employee Experience na empresa?

As práticas voltadas para a experiência do funcionário vão além de promover um ambiente descontraído, salas com sofás ou poltronas confortáveis e jogos à disposição. É pensar a relação entre as diferentes partes do negócio, promovendo o reconhecimento, a valorização, o propósito, a confiança e a aprendizagem para melhoria contínua.

Uma ótima forma de implementar o Employee Experience na sua empresa é utilizando soluções de tecnologia que auxiliem no fluxo de informações e na rapidez na tomada de decisão. Um funcionário do setor de logística e rotas internas pode receber um cronograma de movimentação e entrega de insumos na planta de produção de forma automática do seu gestor de acordo com as demandas do dia.

Isso permite uma melhor ação desse colaborador, e a plataforma de entrega de demandas pode contar ainda com um canal aberto para qualquer tipo de informação ou comunicação. Caso ocorra algum atraso ou impedimento, este pode ser relatado em tempo real para qualquer tipo de ajuste ou mudança.

Os apontamentos e os ganhos de performance desse colaborador podem ser melhor reconhecidos pelo corpo de gestão, uma vez que todo o trabalho executado estará registrado corretamente. A relação entre o funcionário e a empresa fica mais saudável e o clima organizacional é impactado positivamente com as boas práticas voltadas para a melhor experiência.

 

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Como a Novidá pode auxiliar nesse processo?

A transparência na relação entre o gestor e o colaborador é um ponto importante, transformando as equipes em busca do desenvolvimento e do crescimento de todos. A Novidá promove uma plataforma de alta tecnologia para a melhoria contínua das operações com a participação de gestores e operadores de forma colaborativa e unificada.

Os relatórios são gerados automaticamente com base em dados confiáveis do negócio, permitindo uma melhor medição do desempenho operacional e um entendimento exato do que acontece na empresa, eliminando a necessidade de apontamentos manuais. Assim, consegue-se atuar diretamente na identificação e redução de desperdícios, impactando diretamente no aumento de produtividade das equipes.

 

Saiba mais!

A Novidá é o parceiro ideal para unir tecnologia e eficiência operacional ao seu negócio, entregando mais transparência na relação entre colaboradores e gestores. Tudo isso impacta diretamente no Employee Experience e garante que a cultura organizacional esteja de acordo com as boas práticas desse conceito.

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e saiba mais sobre como a Novidá pode auxiliar para a máxima eficiência da sua gestão!

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