blog

As empresas realmente se preocupam com o desenvolvimento de líderes?

As empresas realmente se preocupam com o desenvolvimento de líderes?

Você leva a sério o desenvolvimento de líderes? O desenvolvimento de liderança é discutido em quase todas as empresas, e uma busca no Google pelo termo produz aproximadamente 17 milhões de resultados. Então, obviamente, as empresas levam isso a sério, certo? Bem, não exatamente…

Embora a maioria enfatiza a necessidade de desenvolvimento de liderança, poucas realmente o fazem. Normalmente, as pessoas com potencial de liderança são identificadas e enviadas para um seminário para aprender como ser líderes eficazes. A partir daí, esses líderes em potencial podem se inscrever em um programa de afundar ou nadar, onde serão lançadas iniciativas de divulgação para ver se podem sobreviver. E para aqueles que ascendem a posições de liderança, quanto mais tempo eles têm para um maior desenvolvimento, menos tempo eles têm. Finalmente, muitas empresas permitem que outras empresas treinem e contratem seus executivos quando estiverem prontos.

Variação nos estilos de liderança, despesas extras e tempo associado ao recrutamento de novos líderes de fora da empresa e membros da equipe desmotivados que veem líderes contratados de fora da organização são apenas alguns dos problemas gerados por um sistema de desenvolvimento de liderança inadequado. assim como os fracos resultados comerciais.

As organizações que se destacam no desenvolvimento de líderes são metódicas em sua abordagem ao desenvolvimento de talentos e têm uma estratégia bem definida para tornar as pessoas bem-sucedidas. Essas empresas veem a liderança como um sistema em vez de um conjunto de indivíduos encarregados de gerenciar pessoas e atingir objetivos em seu próprio estilo único. Essa é uma distinção importante, pois ver a liderança como um sistema naturalmente leva a uma abordagem padronizada que exige melhoria contínua para que o negócio melhore.

 

 

A seguir estão alguns dos componentes de um sistema de desenvolvimento de liderança eficaz:

 

Competências claramente definidas: Conhecer o DNA dos líderes da organização é crucial para garantir que você esteja contratando as pessoas adequadas e desenvolvendo-as nas áreas apropriadas. A incapacidade de compreender plenamente as competências esperadas dos líderes da organização pode resultar em uma ampla diversidade de métodos de liderança em toda a empresa, confundindo a organização e deprimindo os indivíduos, além de selecionar as pessoas incorretas para desenvolver.

 

Metodologia Padronizada: A criação de um método consistente para identificar e treinar líderes garante consistência nos resultados e estabelece as bases para o crescimento futuro. Saber o que você espera e compará-lo com as descobertas, como em qualquer processo, identifica lacunas que precisam ser preenchidas para se aproximar do estado ideal. Um problema com um determinado líder deve ser visto como um problema de sistema de desenvolvimento. Embora o indivíduo possa precisar tomar medidas imediatas para remediar o problema, o sistema como um todo deve ser examinado para identificar por que o problema surgiu e como ele pode ser evitado no futuro. A padronização do processo de desenvolvimento também define o que os líderes atuais e futuros devem esperar.

 

Há um Coach para todos: embora atribuir iniciativas difíceis com foco no desenvolvimento seja uma parte vital do processo, sem uma orientação competente e contínua, as consequências podem sair pela culatra. O objetivo de atribuir uma tarefa difícil é desenvolver pessoas, não eliminar aqueles que não conseguem lidar com isso; mas sem coaching, há pouca possibilidade de crescimento significativo. Os líderes seniores também exigem coaching para garantir que os problemas sejam detectados e remediados rapidamente, pois todos desenvolvem maus hábitos de tempos em tempos.

 

Líderes continuam a crescer: Quando alguém é promovido a um cargo de liderança, seu desenvolvimento não para. Os líderes devem continuar a desenvolver suas próprias habilidades para que a organização melhore. Não existe líder impecável e, embora todos em uma posição de liderança devam almejar ser um, isso não acontecerá a menos que continuem a crescer. De fato, um dos problemas mais sérios com os líderes ocidentais é que quanto mais você sobe na escada corporativa, menos provável é que você se desenvolva pessoalmente.

 

Pipeline de Líderes do Futuro: Uma das críticas mais comuns ao investimento extensivo no desenvolvimento de líderes é que quanto mais forte o sistema, maior a probabilidade de você ser recrutado por outras empresas. Embora isso seja absolutamente verdade, quanto mais forte o sistema, mais provável é que você tenha um pipeline de líderes em potencial para preencher as lacunas. Na verdade, contratar um líder de fora deve ser visto como uma falha do sistema porque alguém de dentro não estava pronto para assumir o cargo.

 

O desenvolvimento da liderança é o sistema mais crítico para o sucesso de uma empresa. No entanto, como não há uma maneira direta de medir o desempenho do sistema, ele é frequentemente negligenciado e mal construído. É frequentemente delegada a uma pequena equipe dentro do departamento de RH, que, embora bem-intencionada, carece da dedicação e envolvimento de líderes mais seniores necessários para o sucesso.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil