Blog

Como coletar dados de funcionários com responsabilidade?

Como coletar dados de funcionários com responsabilidade?

Vivemos na era dos dados. Coletar informações de todos os tipos passou a ser muito importante para qualquer empresa, justamente para entender melhor o seu negócio. Quando falamos de dados de clientes, o assunto já virou até grande polêmica com a Cambridge Analytica e o Facebook, por exemplo.

Mas o que ainda é novo para muita gente é a coleta de dados de funcionários – prática que deve se popularizar cada vez mais com o surgimento de novas tecnologias.

 

Por que analisar dados de funcionários?

A lógica é a mesma das empresas que coletam informações sobre seus clientes. Mas ao invés de olharmos para o público e entender como melhorar o produto para atender as demandas, o foco está dentro de casa.

Ao coletar e estudar dados de trabalhadores, a empresa entende muito melhor como funciona seu negócio, identifica possíveis gargalos e ganha uma importante ferramenta para aumentar a produtividade e o próprio engajamento dos colaboradores.

Porém, é preciso olhar o lado dos profissionais, que ainda estão céticos em relação ao assunto. De acordo com pesquisa da Harvard Business Review, mais de 90% dos funcionários estão dispostos a deixar seus empregadores coletarem e usarem dados sobre eles e seus trabalhos, mas somente se eles se beneficiarem de alguma forma.

Ou seja, colaboradores reconhecem a importância da coleta de dados no ambiente de trabalho, mas querem garantias de que isso será feito com responsabilidade e resultará em melhoria nas rotinas de cada um deles.

Mas como articular esse jogo de interesses? O tema é delicado e é preciso ter ética e inteligência. Nesse sentido, existem três ações fundamentais que os líderes podem tomar, que detalharemos a seguir.

 

Dê mais controle aos funcionários

Voltando ao paralelo que fizemos com dados dos consumidores, a situação só se “normalizou” quando surgiram leis e regulamentações dando mais controle ao público sobre seus dados. Assim, eles podem escolher o que desejam compartilhar e acessar suas próprias informações, por exemplo.

No ambiente de trabalho, a situação deve ser parecida. Se os líderes querem acesso a dados valiosos, eles precisam dar algo em troca, compartilhando os seus próprios dados, por exemplo.

Imagine uma indústria que utiliza câmeras de monitoramento e inteligência artificial para identificar padrões de execução e oportunidades de melhoria na produção. Uma boa estratégia para essa empresa seria fornecer aos próprios colaboradores a oportunidade de visualizar, de forma privada, os seus dados de desempenho.

Dependendo do tipo de informação coletada, ele pode até contestar algum input incorreto ou incompleto. Ou seja, a gestão desses dados precisa ser compartilhada entre gestor e funcionário.

 

Tenha uma equipe especializada e preparada

Gerenciar uma grande quantidade de dados não é uma tarefa fácil. Quem estiver à frente da operação precisa ter conhecimento no assunto, estudar profundamente a ferramenta responsável pela coleta de dados e ser capaz de tirar todas as dúvidas dos colaboradores.

O ideal é que tudo isso seja gerenciado por uma equipe multidisciplinar, com membros de recursos humanos, jurídico e da operação em si. É importante envolver os próprios trabalhadores nesse processo, sempre colhendo feedbacks de como os sistemas estão sendo usados.

E claro, o time de gerência precisa estar sempre disponível para ouvir sugestões, reclamações, contestações e dúvidas dos funcionários.

 

Use dados para promover, não para penalizar

Quando falamos na ideia de usar dados de trabalhadores e monitorar suas atividades no dia-a-dia, é natural que a primeira impressão dos funcionários seja ruim. O que vem à cabeça é “serei vigiado e criticado por cada mínimo detalhe”.

Para afastar essa visão, é muito importante mostrar que os dados serão utilizados para promover melhorias e ajudar os próprios colaboradores e não como um “sistema de vigilância de trabalho”.

E existem várias formas de fazer isso: você pode dar bônus aos funcionários com melhores desempenhos a partir de dados obtidos por softwares, ou identificar nesse monitoramento possíveis dificuldades que esses trabalhadores estão enfrentando e até realocar os profissionais para funções que eles se sintam mais confortáveis e tenham um melhor desempenho.

 

Como a Novidá garante responsabilidade no uso de dados?

A Novidá desenvolveu um sistema de geolocalização de precisão que acompanha a movimentação de pessoas equipamentos dentro do ambiente da empresa.

O grande objetivo da plataforma é aumentar a produtividade de seus clientes e promover a melhoria contínua no negócio. Para isso, buscamos trazer benefícios para gestores e profissionais do chão de fábrica.

Nós monitoramos apenas movimentações relacionadas ao trabalho. Quando o funcionário está em seu momento de descanso, almoço e demais pausas, seus dados não são processados. Inclusive, existe a possibilidade de enviar alertas aos gestores para garantir que as pausas estejam sendo cumpridas, evitando desgastes entre funcionários e empresas.

Todo nosso sistema é voltado para medir padrões e tempos de execução. Tomamos as precauções necessárias para que a privacidade do colaborador não seja exposta e todos se beneficiem da plataforma.

Quer entender melhor como funciona nosso sistema e como garantimos um uso ético dos dados de colaboradores? Agende uma conversa com nossa equipe!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil