blog

Mix de gerações no trabalho: desafios e vantagens de uma equipe diversa

Mix de Gerações no Trabalho

Sobre o mix de gerações no trabalho, a PWC Brasil,  uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo, realizou uma pesquisa apontando que empregados, clientes e investidores exigem cada vez mais das organizações com as quais interagem uma atuação pautada em valores que sejam modelos de equidade e inclusão. 

 

De acordo com a pesquisa, para responder a essa demanda, as empresas estão investindo de forma sem precedentes em programas de diversidade e inclusão e 76% das participantes apontaram que o tema é um valor ou uma prioridade. Com esse olhar na diversidade, as corporações desejam não  apenas impulsionar o engajamento com esses públicos, mas também melhorar seu desempenho financeiro e permitir a inovação.

 

Ter um olhar para a diversidade de equipe é um caminho sem volta. Isso porque, pessoas de diferentes gêneros, raças, etnias, classes sociais, formações e idades trazem um olhar diverso para as empresas. Vivências diferentes significam soluções criativas, ideias inovadoras e resultados plurais. 

 

Quais os pontos positivos do mix de gerações no trabalho?

 

Vale lembrar que não existe nenhum ponto negativo em trazer um mix de gerações de trabalho para sua empresa, mas entre os pontos positivos podemos destacar: 

  • Crescimento do capital intelectual 
  • Melhora a imagem do negócio 
  • Clima organizacional mais favorável 
  • Melhora de criatividade 
  • Aumento de soluções inovadoras 
  • Impacto positivo nos negócios e lucro
  • Aumento da competitividade da empresa no mercado em que atua 

 

Embora não existam pontos negativos, como em qualquer coisa que fazemos existem os desafios. Isso acontece pois quanto mais diversa, mas tendência a pensamentos plurais que abrem margem para discussões. No entanto, isso não precisa ser um problema se a sua empresa tiver os objetivos, metas e valores bem alinhados. Porque no fim das contas a diversidade vai trazer olhares diferentes, mas que estão caminhando para uma mesma direção. Com isso, a tendência é ter soluções inovadoras para problemas, bem como  estratégias positivas focadas exclusivamente no crescimento do negócio. 

 

Em relação a idade, por exemplo, os colaboradores mais jovens podem apresentar em soluções novas do mercado, ideias menos conservadoras e a coragem de propor alternativas novas. Já os profissionais com mais experiência tendem a oferecer soluções mais maduras, além de ajudar mais uns aos outros e trabalham muito bem em equipe.  

 

 

Diversidade racial e de gênero

 

No que diz respeito à diversidade racial, o estudo “Diversidade Importa”, da consultoria americana McKinsey & Company, revelou que empresas com mais diversidade racial e étnica têm 35% mais probabilidade de ter retornos financeiros acima da média dos segmentos em que atuam.

 

O mesmo estudo apontou que, nos Estados Unidos, há uma relação linear entre o sucesso da empresa e a diversidade racial em cargos de liderança: para cada 10% de aumento na diversidade racial entre os executivos sênior, o lucro antes de juros e impostos aumenta 0,8%.

 

O mesmo acontece quando falamos em diversidade de gênero. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), empresas que monitoram o impacto da diversidade de gênero na liderança atestam crescimento de 5% a 20% nos lucros quando mais mulheres são contratadas para cargos de chefia. 

 

Cultura da Inovação

 

Além disso, a cultura da inovação é maior em empresas mais igualitárias. Isso porque em empresas mais diversas, a equipe tem menos medo de errar e no geral, os funcionários enfrentam menos barreiras para inovar. 

 

Mas um dos principais questionamentos das organizações é: como manter a organização com tanta gente pensando diferente? A resposta pode estar na cultura organizacional. 

 

Ter uma cultura forte é o que vai sustentar todos esses pilares e fazer com que a empresa cresça e se desenvolva. E você sabe o que é e como construir uma cultura forte?  

 

De uma maneira geral, cultura organizacional são regras, princípios éticos e valores que norteiam a companhia, apontando a direção que a equipe deve olhar. A forma como a empresa se comporta no dia a dia, através de decisões e lideranças, apontam o comportamento e a mentalidade de uma empresa, fazendo com que todos da organização sigam esse exemplo. 

 

Uma cultura organizacional forte ajuda a reter talentos, faz com que os profissionais sejam mais participativos e engajados e além do mais, ajuda na retenção de talentos, pois faz com que os profissionais criem vínculos com a empresa que vão além de salários e benefícios. 

 

Calculadora de desperdício

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil