Blog

Logística 4.0: pré-requisitos para a sua implementação

logística na indústria 4.0

A confluência de novas tecnologias dentro das empresas – como por exemplo a geolocalização, especialidade da Novidá – está transformando toda a estrutura de fábricas, centros de distribuição (CDs), lojas, hospitais e escritórios.

Esta confluência atende pelo nome de indústria 4.0. Nesse caso o termo indústria é expresso em seu significado mais amplo, sem se referir apenas à atividade de produção, à atividade manufatureira propriamente dita.

A numeração 4.0, por sua vez, remete à quarta grande transformação econômica que ora vivemos.

A 1ª foi a Revolução Comercial. A 2ª e a 3ª foram as duas revoluções industriais que multiplicaram exponencialmente a produtividade das economias em todo o mundo.

A 4ª (daí 4.0) deve-se ao extraordinário avanço da tecnologia que caracteriza nossos dias, o qual impacta toda a atividade econômica (e não apenas a industrial, embora também ela, é claro).

A logística 4.0 se insere, portanto, no bojo da indústria 4.0 – ou seja, no bojo das grandes transformações no modo de geração de riquezas as quais têm caracterizado o planeta de algumas décadas para cá.

Logística 4.0: definição e pré-requisitos a serem buscados para sua implementação

Reduzir custos, aumentar o faturamento e otimizar processos. Estes são os três paradigmas, os três pilares da logística 4.0.

Ela, a logística 4.0, corresponde a uma evolução da logística tradicional, a qual a precedeu. A logística 4.0 se caracteriza, portanto, por ser uma derivação de práticas anteriores de logística – mas fortemente melhoradas.

Eis uma definição forte da logística 4.0.:

Ela é a arte e a prática de otimizar uma cadeia de produção, visando fazer com que entregue mais (bens, serviços, satisfação do cliente) sem que para isso tenha de gastar mais (insumos físicos, energia, horas de trabalho dos colaboradores).

Ora, otimizar significa: conferir valor ao sistema. Gerar mais receita sem que para tanto se faça necessária a geração de maiores custos, tal como já dito.

Aumentar a produtividade de cada ente econômico (no caso, tratando-se por entes econômicos os funcionários das empresas e as empresas propriamente ditas).

Ou, em outras palavras:

A logística 4.0 é a evolução da logística tal como a conhecíamos, assim como a indústria 4.0 é a evolução da indústria tal como existe hoje.

logística 4.0

Há alguns fatores a serem levados em conta em se tratando da implementação da logística 4.0 em uma empresa.

Veja alguns exemplos:

    • BI (Business Inteligence, ou inteligência de negócios);
    • Big Data (volumes gigantescos de dados, a serem estudados e combinados para que se obtenha as respostas buscadas);
    • IA (Inteligência Artificial);
    • Computação em Nuvem;
    • Aprendizado de máquina (machine learning);
    • Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoF);
    • Analytics (nome dado às métricas para a avaliação do desempenho de colaboradores e de toda a corporação).

 

Data Driven: uma qualidade intrínseca da logística 4.0

Se resolvermos analisar algo mais do que o aumento da produtividade trazido naturalmente pela logística 4.0, nos daremos conta de que a prática tem outras qualidades.

Falemos, rapidamente, sobre uma das principais dentre elas – o data driven.

Data Driven, vale explicar, é o nome que se dá para empresas que tomam as decisões que precisam tomar baseadas, principalmente, em dados. Dados objetivos e mensuráveis – e muitos dados, de verdade (e aqui já estamos falando sobre outra ferramenta da logística 4.0, o Big Data, anteriormente mencionado).

Ora, empregando-se as ferramentas da logística 4.0, tem-se acesso a sistemas complexos os quais monitoram cada parte do processo logístico – e isto continuamente, e a todo momento.

Com dados tão atuais, todo o tempo disponíveis – em dispositivos móveis, por exemplo, mas não só neles – torna-se cabível a tomada de decisões de forma ágil e eficaz. O risco de erro decisório é baixo, graças ao imenso volume de dados com que se atua.

Além das informações sempre checadas, tais sistemas são capazes de dar o melhor retorno acerca de suas entregas quinzenais ou mensais, e ainda auxiliar sua equipe no desenvolvimento de estratégias cada vez melhores, tendo por base “células de informação” ininterruptamente disponibilizadas aos gestores.

Geolocalização e logística 4.0: um casamento que (ao contrário do que geralmente se vê hoje em dia) tem um final feliz

Nós da Novidá somos uma rhtech – ou seja, uma startup voltada à tornar mais assertiva e mais ágil a gestão de dados em nossas empresas-clientes.

E é por isso que a Novidá está mais do que inserida no mundo da logística 4.0.

Um sinal contemporâneo disto é a clara preferência de muitos clientes por empresas de transporte as quais disponibilizem rastreamentos de encomendas solicitadas.

Este não é exatamente o core business da Novidá (vamos descrevê-lo a seguir), mas se aproxima bastante do mesmo.

A disseminação de companhias as quais oferecem o rastreamento das encomendas feitas através delas – por exemplo, por empresas de grande porte como Amazon e Lojas Americanas – é tão presente nos dias que correm que hoje o consumidor chega a experimentar um certo desapontamento caso uma compra feita online não disponibilize o rastreamento do objeto adquirido.

Pois a Novidá realiza, dentro do espírito da logística 4.0, este mesmo movimento de geolocalização – mas intramuros.

Ou seja, a Novidá, com seus softwares e hardwares exclusivos, permite aos gerentes e supervisores de cada complexo produtivo monitorar, em tempo real, a movimentação de pessoas, veículos e cargas dentro das instalações da empresa.

Trata-se, por excelência, de um instrumento de logística – de logística 4.0.

A capacidade dada ao gestor da empresa de gerenciar o paradeiro de cada colaborar, e de cada veículo industrial dentro da companhia, a todo e qualquer momento, é a essência mesmo da logística 4.0, tema deste artigo.

Em certo sentido, nós da Novidá (que já atuamos há vários anos na atividade de geolocalização de pessoas e veículos corporativos) fomos um dos pioneiros da logística 4.0 no Brasil – e isto é algo que nos enche de orgulho e felicidade.

A logística 4.0 é como uma ideia que enfim encontrou o seu momento: não pode mais ser parada, e ocupará todos os espaços disponíveis em instalações de trabalho, no Brasil e mundo afora. Já o está fazendo, na verdade.

E nós, da Novidá, seguimos como parte desta onda – ontem, hoje e, cada vez mais, amanhã.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil