blog

A Cultura de Dados e o pensamento data-driven

A Cultura de Dados e o pensamento data-driven

A transformação digital chegou para ficar no ambiente empresarial e as organizações que querem se manter competitivas no mercado devem se preocupar em aplicar uma Cultura de Dados de forma eficiente. Essa preocupação vai além de armazenar a maior quantidade de informações sobre os processos do negócio e atua diretamente na sua estratégia, dando mais embasamento nas decisões.

Uma Cultura de Dados ou pensamento data-driven que impulsione as decisões também permite que novas oportunidades sejam percebidas de modo mais ágil e rápido, trazendo ainda mais retorno e crescimento. Outro ponto importante é a capacidade de identificar e reduzir desperdícios até então despercebidos, apenas analisando de forma assertiva os dados corporativos e transformando-os em conhecimento. 

Quer saber mais sobre o que é a Cultura de Dados e os benefícios de se implantar de forma eficiente no seu negócio? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

O que é a Cultura de Dados?

Essa pode ser uma das mais importantes perguntas quando se analisa o termo Cultura de Dados ou Cultura data-driven pela primeira vez: o que é ou o que significa ter uma Cultura de Dados no meu negócio? De forma direta, é a aplicação de um modelo organizacional de gestão que direciona e correlaciona todas as decisões estratégicas do negócio com base em dados. 

E não é somente tomar como base alguns indicadores de venda para manter uma linha de produção – é realizar análises de dados e cruzamento de informações entre diferentes áreas e setores da empresa, buscando novos insights e melhorando a tomada de decisão. Um ótimo exemplo é a correlação do setor de compras com o estoque e o setor produtivo.

O setor de compras pode utilizar a análise de dados para prever flutuações de preços nos insumos utilizados pela operação, correlacionando informações de estoque e estratégias de vendas. Tudo isso de forma simples e prática, permitindo que todos os setores trabalhem de forma mais eficiente e promovendo os benefícios da Cultura de Dados para o negócio.

O pensamento data-driven para as decisões estratégicas

Uma Cultura de Dados tem como foco as decisões estratégicas, entendendo as ações e reações dos próprios resultados da empresa e utilizando as informações relevantes para novas análises. Esse tipo de foco permite que os indicadores sejam transformados e interpretados para um cruzamento de informações eficiente.

Como exemplo, no setor de vendas pode-se utilizar métricas como o volume de vendas e os indicadores de produtividade do negócio para guiar novas decisões estratégicas de investimentos e expansão. Outro ponto importante que vai além da análise é a própria coleta dos dados, que deve ser realizada de forma inteligente, entregando os números corretos para a análise.

Uma Cultura de Dados eficiente é ir além de ter as condições perfeitas para uma análise de dados e conseguir identificar os desafios corretos que o negócio deve superar. E ao identificá-los, usar os dados disponíveis para criar boas hipóteses com informação e conhecimento sobre o cenário atual, resolvendo-os da melhor forma. De uma forma direta, deve-se:

  • Observar e documentar os fatos;
  • Analisar estes fatos;
  • Gerar hipóteses sobre as soluções para os fatos encontrados;
  • E experimentar as soluções para gerar uma descoberta.

 

Calculadora de desperdício

Quais são os principais benefícios de se ter uma Cultura de Dados?

O principal benefício de ter uma Cultura de Dados no seu negócio é o embasamento nas decisões estratégicas, com projeções precisas e uma boa análise das métricas da empresa. Claro que a experiência ainda continua sendo uma ótima vivência para qualquer área, mas não se torna a única forma de guiar as estratégias da operação.

Mais um benefício importante do pensamento data-driven é a capacidade de personalização destas estratégias, definindo planos de acordo com o setor ou até com o perfil do consumidor. Um ótimo exemplo se dá no time de Marketing de uma empresa, que pode utilizar os dados sobre o comportamento do seu consumidor para construir a melhor experiência para este usuário, em diferentes frentes.

Pode-se definir um melhor horário para enviar um email marketing para este consumidor, além do texto ideal para que prenda a sua atenção e faça buscar por mais informações sobre aquele produto. Com isso, a Cultura de Dados também entrega a capacidade de mais personalização ao setor, com campanhas que sejam mais eficientes e que aproximem os seus clientes, investindo também na sua fidelização.

A Cultura de Dados junto com o Lean Manufacturing

Podem parecer dois campos distintos mas ambos possuem muitos objetivos e benefícios em comum. O pensamento data-driven e a metodologia do Lean Manufacturing podem ser formas ideais de identificar e reduzir desperdícios da empresa. Tanto que um dos benefícios mais importantes é a diminuição dos erros nos processos. 

Isso se dá com o mapeamento das ações relevantes para que as metas sejam alcançadas, criando também um processo ideal de execução das tarefas e objetivos que devem ser cumpridos. Com um bom embasamento e informações confiáveis sobre a empresa, pode-se avaliar as métricas com o intuito de identificar gargalos principalmente em resultados que fogem do esperado.

Em um ambiente que aposte na Cultura de Dados, pode-se conhecer ainda melhor todos os processos e atividades executadas, sendo mais fácil compreender a sua necessidade. Isso impacta diretamente num ambiente muito mais enxuto, com o foco no que realmente agrega valor ao resultado da empresa.

A gestão dos recursos também passa a ser realizada de forma mais assertiva, entendendo e prevendo qualquer tipo de nova tendência ou oscilação em diferentes áreas. O trabalho pode ser executado com mais eficiência, entendendo quais são os pontos críticos para o sucesso da operação e impactando diretamente na produtividade.

Qual a importância de consolidar a Cultura de Dados na sua empresa?

A principal importância de consolidar uma Cultura de Dados eficiente na sua empresa é dar maior embasamento aos cargos de gestão e liderança na sua tomada de decisão. Um líder da manutenção pode gerenciar melhor as atividades dos seu time com base na produtividade e até na localização dos seus colaboradores. 

O desempenho da equipe e até da linha de produção pode ser melhor acompanhada, correlacionando os dados com qualquer tipo de variação no mercado consumidor ou até no fornecimento de novos insights para o time de vendas. Com isso, a Cultura de Dados pode também ser conhecida como uma cultura com foco nos resultados, apresentando-os de forma amigável e de fácil interpretação pelo time de gestão.

Mais pontos positivos entram em jogo para manter a competitividade do negócio como a inteligência de mercado, a agilidade e até a precisão dos processos da empresa. Tudo para entregar ainda mais eficiência e melhores resultados, permitindo que a Cultura de Dados de dados seja um diferencial competitivo para a empresa. 

E como a Novidá pode te ajudar a construir uma Cultura de Dados?

A Novidá é o principal parceiro para te ajudar a construir uma Cultura de Dados eficiente no seu negócio, promovendo uma plataforma que alinha alta tecnologia, Internet das Coisas e inteligência artificial com soluções que fazem sentido para o dia a dia empresarial. Tudo isso com foco na melhoria contínua, aproximando gestores e operadores de forma transparente e colaborativa. 

A nossa plataforma entrega relatórios automáticos com dados confiáveis sobre o andamento da operação de forma autônoma, permitindo uma medição do desempenho muito mais ágil e prática. Outro ponto importante da parceria com a Novidá é a capacidade de tornar a tomada de decisão mais assertiva e a trazer mais transparência sobre o trabalho, indo de encontro com a Cultura de Dados e a metodologia do Lean Manufacturing num ambiente sem desperdícios.

Saiba mais!

Uma Cultura de Dados aplicada de forma eficiente vai além da utilização de tecnologia e parte do princípio de embasar as decisões estratégicas da empresa com base nestes dados gerados. Assim, uma análise correta permite ainda melhores objetivos e metas, transformando o ambiente de forma mais colaborativa e aplicando os princípios do Lean Manufacturing.

Quer saber mais? Acompanhe as publicações no blog da Novidá e fique por dentro de mais dicas de como a tecnologia pode otimizar a sua produção!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil