Blog

Plano de Logística Sustentável: sua empresa tem de ter um

Sua empresa precisa ter um Plano de Logística Sustentável

De alguns anos (1 ou 2 décadas, na verdade) para cá vem ganhando força uma tendência: empresas criarem, cada uma, seu próprio Plano de Logística Sustentável (geralmente chamado apenas por sua sigla, PLS).

Um Plano de Logística Sustentável constitui, em essência, uma ferramenta de planejamento a qual possibilita estabelecer práticas de sustentabilidade, otimização dos gastos institucionais e dos processos administrativos, caracterizando uma agenda estruturante a qual visa uma atuação socioambiental correta.

Trata-se, o PLS, de uma ferramenta de planejamento que traz dentro de si responsabilidades definidas para cada membro da corporação e objetivos bem estipulados para o conjunto dos colaboradores da empresa.

Um bom PLS contém, além de tais objetivos e responsabilidades:

1º) Ações a serem levadas adiante visando a execução daquilo a que a empresa se propõem;

2º) Metas, as quais são complementares aos objetivos determinados na PLS. Na verdade, tais metas concretizam tais objetivos;

3º) Prazos de execução, bem determinados, para cada ação a ser levada a cabo pela empresa;

4º) Mecanismos de avaliação e monitoramento das ações a serem executadas, visando propiciar o estabelecimento de práticas sustentáveis no dia-a-dia da organização.

O 4º item, em especial, fala e refere-se diretamente a empresas como a nossa, a Novidá. Na verdade, ele quase parece ter sido feito tendo-se em mente a Novidá.

A Novidá tem muito a acrescentar  no seu Plano de Logística Sustentável

Somos uma rhtech – ou seja, uma startup focada em gerenciar colaboradores usando para tanto tecnologia de ponta, em suas muitas manifestações: Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (Machine Learning) etc.

Importante: todos os itens que compõem um bom Plano de Logística Sustentável, os quais foram descritos na forma de itens mencionados anteriormente, se referem e devem ser aplicados à logística das empresas.

Por serem, até certo ponto, genéricos, se faz necessário que a equipe que os colocará em prática tenha de forma bastante clara para si que aqui se está falando de logística, e não das demais atividades desenvolvidas pela corporação.

A lucratividade, vale observar (e ao contrário do que pensam alguns dos que teorizam a respeito), é fundamental na concepção da logística de uma empresa.

PLS no cenário global

Na verdade, a função última da logística – e de qualquer Plano de Logística Sustentável, por consequência – é precisamente maximizar a eficiência de uma operação empresarial e, por consequência, a lucratividade da mesma.

Neste sentido, o exemplo da economia dos EUA é bastante ilustrativo.

Os americanos são trabalhadores bastante produtivos, mas não são nem de longe os mais produtivos do planeta (japoneses e alemães os superam nisto, por exemplo).

Plano de Logística Sustentável: Mecanismos de avaliação e monitoramento das ações a serem executadas

Os Estados Unidos contam com um gigantesco mercado consumidor interno para tudo aquilo que produzem – mas o mercado consumidor interno da China já é maior do que o dos EUA. Em breve o da Índia também o será.

A tecnologia embarcada nos produtos americanos é excelente – mas a tecnologia embarcada nos produtos de Taiwan, Coreia do Sul, Singapura e outros Tigres Asiáticos, tal como estas nações são conhecidas, é igual ou maior.

Então, o que ainda faz com que os EUA tenham a economia mais poderosa do planeta?

Muitos fatores – mas o principal, hoje há um consenso a respeito, é a logística que existe no enorme território dos EUA, a qual permite ao país disseminar os produtos que fabrica por todo o planeta com grande facilidade, o que lhe dá forte vantagem sobre seus concorrentes. 

PLS no Brasil

Recentemente, a implantação de Planos de Logística Sustentável no interior das empresas brasileiras tornou-se objeto de debate no Congresso Nacional.

O Poder Legislativo quer gerar incentivos para que todas as empresas do país tenham, cada uma, seu PLS.

Ora, por cada uma entenda-se, necessariamente, também a sua.

A implantação de uma ação do tipo irá acarretar fortes ganhos de produtividade para a corporação e, por extensão, fortes lucros para seus proprietários e/ou acionistas.

Importância do Plano de Logística Sustentável

A logística é a alma da economia das nações, e a alma da economia de empresas inteiras. Um bom ou um mau desempenho em logística determina o sucesso ou o fracasso de companhias inteiras, e das pessoas que a elas estão ligadas – sejam colaboradores, executivos ou donos das empresas.

Há uma companhia obcecada em melhorar a logística de sua empresa, e você precisa conhecê-la: somos nós, a Novidá, e nosso exclusivo sistema de gerenciamento de funcionários e máquinas pertencentes à organização. Trabalhamos com geolocalização – e trabalhamos muito bem com isto.

A Novidá quer ser uma extraordinária parceira na implantação de seu PLS. Você, empresa-cliente em potencial, pode firmar conosco uma aliança.

A partir dela nossa expertise em gerenciamento remoto de colaboradores será acrescentada às qualidades da equipe de logística de sua empresa e então Novidá e você terão, juntas, um sólido Plano de Logística Sustentável – e também sólidos lucros e benefícios para todos.

O seu Plano de Logística Sustentável se tornará melhor – e, inclusive, mais sustentável – se tiver a tecnologia da Novidá à sua disposição.

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil