Blog

Variabilidade de Processos: por que fazer o controle estatístico?

Variabilidade de Processos: por que fazer o controle estatístico?

Ao longo dos anos, o ser humano passou a organizar quase todo tipo de trabalho em processos. Existe uma série de ações sequenciais que devem ser realizadas a partir de um método para alcançar o resultado esperado.

Porém, mesmo com toda a tecnologia disponível nos dias de hoje ainda há a variabilidade de processos. Ou seja, o resultado nem sempre é o mesmo, afinal, existem vários fatores que podem influenciar no produto final.

Nesse sentido é importante fazer um controle estatístico do processo, para entender até que ponto existe essa variabilidade e quanto ela pode ser aceita.

 

 

O que é variabilidade de processos?

A variabilidade é a alteração da média ou do ponto ideal do processo. É um tema importantíssimo para a gestão da qualidade e para garantir o controle sobre a operação, principalmente nas indústrias.

Como já dissemos, são vários os motivos que podem gerar essa variação nos processos produtivos. Ela pode ser resultado da não uniformidade da matéria-prima, das diferenças de trabalho de cada colaborador, de alguma oscilação no desempenho de uma máquina e até de fatores externos, como temperatura e pressão, por exemplo.

Em geral, as causas de variabilidade podem ser divididas em dois tipos:

Causas Comuns: estão relacionados ao desenho ou aos responsáveis pelo processo. Para resolvê-las – ou minimizá-las – é preciso rever o processo, identificar o problema e aplicar mudanças.

Causas Especiais: são mais imprevisíveis, esporádicas e podem causar maior quantidade de variação. Consequentemente, são mais difíceis de se resolver, até porque elas não estão diretamente associadas ao processo em si.

O objetivo dos gestores de um negócio é diminuir a variabilidade de seus processos para que eles sejam tão padronizados quanto possível. Para isso, é preciso contar com o apoio de toda equipe e colher dados reais da operação, que serão analisados minunciosamente.

 

Controle Estatístico de Processo

Com o objetivo de identificar e analisar a variabilidade dos processos, nasceu o conceito de Controle Estatístico de Processo. Idealizado por Walter Shewhart, no início do século XX, a ferramenta pode ser usada em qualquer processo.

O ponto central é investigar cada processo, descobrir quais são as causas de variabilidade e entender o fenômeno para dominar as variações. Isso pode ser feito de várias formas: com ferramentas estatísticas que acompanham o comportamento do processo; com o mapeamento e digitalização dos processos (BPMs); com auditorias e diversas outras maneiras. Tudo depende do processo que está sendo analisado e dos recursos disponíveis.

 

CTABlog_AutomaçãoIndustrial_Experimente

 

Limites aceitáveis no processo

Uma das definições mais importantes ao fazer o controle estatístico de processos é definir os valores aceitáveis de variabilidade. Ou seja, um desvio padrão que você não deve se preocupar se ele ocorrer. Nesse sentido, temos os seguintes conceitos:

 

Limites de Especificação

Classificados em LIE (Limite Inferior de Especificação) e LSE (Limite Superior de Especificação). Esse é um dado definido pelo mercado regulador.

 

Limites de Controle

Classificados em LIC (Limite Inferior de Controle) e LSC (Limite Superior de Controle). Esse dado é definido pela empresa e deve ser mais rígido que os limites de especificação, afinal, a organização está buscando uma maior padronização dos seus produtos.

 

Definidos os limites, deve ser feito o acompanhamento dos processos para ver se os valores estão dentro dos limites estabelecidos.

 

 

A Novidá e a variabilidade dos processos

A Novidá sabe da importância de ter processos consistentes para ter melhores resultados. Observando operações de grandes empresas, percebemos que um os principais fatores de variabilidade nos processos estão relacionados a pessoas.

Pensando nisso, desenvolvemos um sistema de geolocalização indoor que acompanha a movimentação dos colaboradores ao longo de suas rotinas de trabalho. Por meio de beacons ou smartphones, é possível medir tempos de execução de atividades, visualizar um mapa de calor e as rotas percorridas pelos funcionários.

Isso é essencial para identificar como os processos estão sendo executados e onde há possíveis desvios que podem prejudicar a eficiência da empresa.

Quer entender como nossa solução pode ajudar sua empresa a aumentar a produtividade e ter processos mais consistentes? Agende uma conversa com nossos especialistas.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil