Ao longo dos anos, o ser humano passou a organizar quase todo tipo de trabalho em processos. Existe uma série de ações sequenciais que devem ser realizadas a partir de um método para alcançar o resultado esperado.
Porém, mesmo com toda a tecnologia disponível nos dias de hoje ainda há a variabilidade de processos. Ou seja, o resultado nem sempre é o mesmo, afinal, existem vários fatores que podem influenciar no produto final.
Nesse sentido é importante fazer um controle estatístico do processo, para entender até que ponto existe essa variabilidade e quanto ela pode ser aceita.
O que é variabilidade de processos?
A variabilidade é a alteração da média ou do ponto ideal do processo. É um tema importantíssimo para a gestão da qualidade e para garantir o controle sobre a operação, principalmente nas indústrias.
Como já dissemos, são vários os motivos que podem gerar essa variação nos processos produtivos. Ela pode ser resultado da não uniformidade da matéria-prima, das diferenças de trabalho de cada colaborador, de alguma oscilação no desempenho de uma máquina e até de fatores externos, como temperatura e pressão, por exemplo.
Em geral, as causas de variabilidade podem ser divididas em dois tipos:
Causas Comuns: estão relacionados ao desenho ou aos responsáveis pelo processo. Para resolvê-las – ou minimizá-las – é preciso rever o processo, identificar o problema e aplicar mudanças.
Causas Especiais: são mais imprevisíveis, esporádicas e podem causar maior quantidade de variação. Consequentemente, são mais difíceis de se resolver, até porque elas não estão diretamente associadas ao processo em si.
O objetivo dos gestores de um negócio é diminuir a variabilidade de seus processos para que eles sejam tão padronizados quanto possível. Para isso, é preciso contar com o apoio de toda equipe e colher dados reais da operação, que serão analisados minunciosamente.
Controle Estatístico de Processo
Com o objetivo de identificar e analisar a variabilidade dos processos, nasceu o conceito de Controle Estatístico de Processo. Idealizado por Walter Shewhart, no início do século XX, a ferramenta pode ser usada em qualquer processo.
O ponto central é investigar cada processo, descobrir quais são as causas de variabilidade e entender o fenômeno para dominar as variações. Isso pode ser feito de várias formas: com ferramentas estatísticas que acompanham o comportamento do processo; com o mapeamento e digitalização dos processos (BPMs); com auditorias e diversas outras maneiras. Tudo depende do processo que está sendo analisado e dos recursos disponíveis.
Limites aceitáveis no processo
Uma das definições mais importantes ao fazer o controle estatístico de processos é definir os valores aceitáveis de variabilidade. Ou seja, um desvio padrão que você não deve se preocupar se ele ocorrer. Nesse sentido, temos os seguintes conceitos:
Limites de Especificação
Classificados em LIE (Limite Inferior de Especificação) e LSE (Limite Superior de Especificação). Esse é um dado definido pelo mercado regulador.
Limites de Controle
Classificados em LIC (Limite Inferior de Controle) e LSC (Limite Superior de Controle). Esse dado é definido pela empresa e deve ser mais rígido que os limites de especificação, afinal, a organização está buscando uma maior padronização dos seus produtos.
Definidos os limites, deve ser feito o acompanhamento dos processos para ver se os valores estão dentro dos limites estabelecidos.
A Novidá e a variabilidade dos processos
A Novidá sabe da importância de ter processos consistentes para ter melhores resultados. Observando operações de grandes empresas, percebemos que um os principais fatores de variabilidade nos processos estão relacionados a pessoas.
Pensando nisso, desenvolvemos um sistema de geolocalização indoor que acompanha a movimentação dos colaboradores ao longo de suas rotinas de trabalho. Por meio de beacons ou smartphones, é possível medir tempos de execução de atividades, visualizar um mapa de calor e as rotas percorridas pelos funcionários.
Isso é essencial para identificar como os processos estão sendo executados e onde há possíveis desvios que podem prejudicar a eficiência da empresa.
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