blog

Como convencer seu pessoal a fazer uma transformação Lean

Como convencer seu pessoal a fazer uma transformação Lean

Muitas empresas aspiram a ter um sistema de transformação Lean. Essas empresas passam por transições enxutas para conseguir isso. Isso, por sua vez, exige a adesão daqueles que eventualmente trabalharão com o sistema alterado, geralmente os operadores. No entanto, muitas transformações lean se deparam com o problema que os operadores não querem transformar! Claro, essa é uma tarefa difícil. Vejamos por que isso ocorre e como você pode evitar ou resolver a situação.

 

Em uma transformação Lean, por que os operadores se opõem à mudança?

 

Os operadores podem ser resistentes a uma transformação lean ou a qualquer mudança em seu ambiente de trabalho por vários motivos. Para começar, as pessoas não gostam de mudanças. Eles se adaptaram à situação existente, e será preciso muito trabalho mental para mudar isso. Independentemente de você ter a oportunidade de mudar ou não, a decisão mais fácil geralmente é permanecer o mesmo.

 

Isso está ligado à ideia de que um projeto de mudança pode aumentar a carga de trabalho dos operadores. Mudar seu sistema requer uma quantidade significativa de esforço, e uma parte desse esforço deve vir dos operadores, provavelmente supervisores. Alguns operadores preferem não mudar por causa do trabalho adicional.

 

A incerteza surge como resultado da mudança. Claro, a administração afirma que as coisas vão melhorar posteriormente, mas isso é realmente o caso? Afinal, as promessas de gestão não são levadas a sério em todas as empresas – e com razão. Muitas fábricas sofreram desgaste da equipe como resultado de uma iniciativa anterior do Seis Sigma ou outro projeto que piorou as coisas. Isso aconteceu várias vezes em certas instalações, e os operadores são naturalmente cautelosos com a próxima noção insana que virá da administração.

 

Os operadores também podem não confiar em suas habilidades gerenciais ou em todo o processo de transformação lean. Mesmo que a atualização planejada seja viável, os operadores podem ter ficado insatisfeitos no passado quando receberam um sistema parcialmente concluído. A modificação geral foi implementada, mas ninguém ficou para ajudar os operadores no ajuste fino, abordando todas as pequenas falhas e torções, e o esforço geral para tornar o sistema funcional. Dito de outra forma, eles não fizeram o PDCA, que é a pedra angular de qualquer projeto lean na minha opinião.

 

Finalmente, embora a condição futura provavelmente seja melhor para a organização como um todo, pode ser pior para os operadores individuais. Converter um work shop em um flow shop, por exemplo, é praticamente sempre benéfico para a planta. No pandemônio de um job shop, no entanto, é muito mais simples para um operador relaxar, e a administração pode ter muito mais controle sobre a carga de trabalho em um flow shop. Felizmente, não há muitos operadores em sua fábrica que desejam se soltar, mas isso pode ser uma consideração para alguns (mesmo que não admitam).

 

Como obter o buy-in do operador da maneira errada

 

Deixe-me dizer-lhe como NÃO obter o buy-in do operador antes de entrar em mais detalhes sobre como ganhar o buy-in do operador. Ameaças, intimidação e pressão devem ser usadas com moderação ou não devem ser usadas. No Bounty, o capitão Bligh teria afirmado que “as surras continuarão até que o moral melhore”. Você pode ter um motim em suas mãos, Capitão Bligh. Além disso, não jogue um jogo da morte (a melhor planta não será fechada).

 

Um novo gerente, recém-saído da universidade, pode acreditar que está no comando. Gerentes experientes entendem que é mais um esforço colaborativo. Você não pode obrigar os funcionários a fazer algo que eles não querem fazer. Eles farão isso enquanto você estiver olhando, mas assim que você se virar, eles voltarão aos seus velhos hábitos.

 

Seus operadores também não são drones irracionais. Não há Jedi para convertê-los em discípulos imediatamente. Tentar qualquer técnica barata é um sinal de desrespeito e provavelmente sairá pela culatra. Você deve respeitar seu povo para cooperar com eles!

 

Como persuadir os operadores a participar da transformação lean

 

Para que o operador participe e ajude na transição, você pode seguir alguns passos. Como dito anteriormente, este não é um processo de três etapas para mudar as coisas do seu lado, mas é um conjunto de medidas que podem ajudá-lo a ter sucesso.

 

Antes de fazer a transição, explique por que ela é necessária. Quais são os objetivos? Melhorar o padrão de vida? Como você pode economizar dinheiro? O que isso significa em termos dos objetivos gerais da empresa?

 

Essa é uma explicação difícil de dar. Deve ser mais do que meramente apresentar três argumentos básicos; deve ser uma tentativa sincera de persuadir seu povo de que a mudança é necessária. Isso geralmente é mais fácil durante uma crise, pois os funcionários estarão mais cientes de que a organização está em perigo.

 

Também ajudo na resolução de um problema que afeta as operadoras. Será muito mais fácil contratar funcionários para resolver problemas como quebras de equipamentos ou falta de materiais se esses problemas ocorrerem com frequência.

 

 

Persuadir o alfa…

 

O envolvimento dos operadores é provavelmente o aspecto mais crucial. Os operadores terão mais confiança na transformação enxuta se forem incluídos no processo de tomada de decisão (porque se você incluir trabalhadores, as chances são muito maiores de que realmente funcione). Como você não poderá incluir todos na equipe do projeto, contrate um operador conhecido com autoridade para persuadir os outros. Junte-se à equipe do projeto de transformação como o macho alfa (ou fêmea).

 

Pode valer a pena começar com um se você prevê realizar muitas transformações comparáveis ​​(por exemplo, transformar um job shop em muitos flow shops ou converter todo o fluxo de valor em pull, etc.). Vendê-lo para os operadores como um teste (o que na verdade é bastante) para permitir que eles tenham uma ideia do novo cenário em uma escala menor antes de realocar a planta inteira.

 

Para ter uma chance de sucesso, você deve valorizar sua equipe e usar o método PDCA. Agora vá lá e recrute aliados para ajudá-lo a estruturar sua indústria!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil