blog

Treinamento e Desenvolvimento: 4 dicas para aplicar

Treinamento e Desenvolvimento: 4 dicas para aplicar

Sempre dizemos aqui no blog que os colaboradores são o principal ativo de uma empresa. Afinal, são eles que movem a companhia, realizam os processos e garantem a execução das atividades. É por isso que ter profissionais qualificados é essencial para qualquer companhia que visa crescimento.

É importante ter em mente, no entanto, que essa qualificação não vem só do meio acadêmico ou de experiências anteriores. Em um mercado cada vez mais volátil e competitivo, os funcionários precisam estar sempre estudando e aprendendo novos conceitos.

As organizações têm papel fundamental nessa qualificação. Por meio do treinamento e desenvolvimento, elas podem ter colaboradores mais aptos a realizar as tarefas necessárias, tornando todos os processos bem mais otimizados.

 

O que é Treinamento e desenvolvimento?

O treinamento e desenvolvimento são um conjunto de práticas promovidas pela empresa para capacitar e qualificar os seus profissionais, podendo ter objetivos a curto ou longo prazo.

Com a implementação da transformação digital em empresas de diferentes segmentos, a rotina dos colaboradores está em constante mudança. Ou seja, independente do segmento, sempre há uma nova metodologia, tecnologia ou uma nova maneira de produzir. É por isso que o treinamento e desenvolvimento têm sido muito procurado pelas empresas.

Quando falamos de treinamento, geralmente nos referimos a programas de curta duração, que têm o objetivo de qualificar os profissionais para tarefas que eles já executam nas empresas. Trata-se, portanto, de ações pontuais para resolver necessidades imediatas.

Já o desenvolvimento está relacionado a programas cujos resultados serão colhidos apenas em longo prazo. Geralmente eles são realizados em um processo de aprendizagem contínua – sem começo, meio e fim – e estão relacionados a temas como gestão do tempo, liderança e outras soft skills.

Um bom time de recursos humanos deve equilibrar programas de treinamento e desenvolvimento de acordo com as necessidades da empresa e dos profissionais.

 

 

Vantagens do treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento traz enormes benefícios para as organizações e colaboradores. Talvez o principal esteja diretamente ligado a resultados: com programas efetivos de qualificação, a tendência é ter uma vantagem competitiva sobre a concorrência e serviços executados com maior qualidade. Isso impacta diretamente no consumidor final, que terá um produto/serviço melhor e mais rápido.

Além disso, você ainda tem colaboradores mais motivados para realizar o trabalho, já que eles percebem que a companhia se preocupa com o seu desenvolvimento profissional. Isso ajuda a criar um clima organizacional muito melhor, vai gerar diminuição no turnover da equipe e, novamente, melhores resultados para a empresa.

Por fim, o desenvolvimento auxilia na manutenção da liderança para o futuro. Toda empresa precisa pensar em como os cargos mais altos da hierarquia serão ocupados conforme o tempo passa. O ideal é que eles sejam preenchidos com funcionários da casa mas, para isso, eles precisam desde cedo passar por qualificações e desenvolvimento.

 

4 dicas para implementar um programa de treinamento e desenvolvimento

Mas afinal, como colocar tudo isso em prática? Separamos 4 dicas rápidas para te ajudar nessa missão:

 

1- Estude as áreas que mais precisam de treinamento

Antes de mais nada, a primeira tarefa do RH ao pensar em treinamento e desenvolvimento é olhar para a própria empresa, conversar com os gestores e avaliar quais são as áreas que precisam de melhor performance.

Mais do que identificar os maiores gargalos da empresa, é preciso fazer uma reflexão dos principais motivos que geram esses problemas. Por exemplo, se os líderes avaliaram que o número de acidentes da organização está alto, é preciso tentar entender se isso é ocasionado por falta de conhecimento dos funcionários ou simplesmente desorganização. Afinal, cada uma dessas hipóteses irá gerar diferentes tipos de treinamentos.

 

2- Encontre o melhor programa para sua equipe

Uma vez que você identificou o problema que precisa resolver, chega o momento de decidir a forma como você vai atacar essa dor. Os treinamentos podem ser online, presencial, dinâmicos ou mais tradicionais. Podem ser voltados a líderes ou aos profissionais que estão lidando diretamente com a operação.

Tudo depende do perfil da sua equipe e do problema que você quer resolver. Estude muito bem, conheça as empresas que oferecem esse tipo de treinamento, entenda o seu objetivo com o programa de qualificação e converse com toda equipe. Assim, aumentam as chances de tomar uma decisão mais assertiva.

 

3- Garanta a aplicação do conteúdo aprendido

De nada adianta o conhecimento ficar só na teoria. Os líderes precisam garantir que o conteúdo do treinamento e desenvolvimento seja aplicado na operação. Para isso, vale a pena acompanhar o trabalho dos colaboradores de perto e criar KPIs, processos e situações que garantam que a metodologia está sendo realmente implementada

 

4- Avalie métricas e resultados

Por fim, é importante levantar dados sobre a performance da equipe antes e depois do treinamento para entender quais foram os resultados reais da qualificação. Hoje já existem diversas tecnologias que podem ajudar nessa avaliação e trazer dados precisos sobre o desempenho de cada colaborador.

É importante entender como está a evolução e desenvolvimento dos funcionários até para avaliar quais serão os próximos treinamentos ou se os objetivos iniciais foram cumpridos.

 

CTABlog_AutomaçãoIndustrial_Experimente

 

Como a Novidá pode te auxiliar no treinamento e desenvolvimento

A Novidá desenvolveu uma solução de geolocalização indoor que acompanha a movimentação dos colaboradores durante sua jornada produtiva. Usando beacons, smartphones e sensores IoT, nossa plataforma monitora a localização de cada funcionário.

Assim, é possível calcular tempos e movimentos, verificar quais foram as atividades executadas e fazer uma melhor avaliação de desempenho. Rapidamente, é possível identificar gargalos e quais áreas precisam de um treinamento, por exemplo.

Além disso, você consegue garantir que os processos são executados da maneira correta e acompanha cada tarefa em tempo real.

Grandes empresas como Gerdau, FCA e Boticário já testaram nossa solução e tiveram grandes melhorias nas performances de seus colaboradores. Baixe gratuitamente nossos cases de sucesso e entenda como sua empresa também pode se beneficiar.

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil