Blog

Garantindo a objetividade na avaliação de performance em tempos de Dunning-Kruger

Avaliar o desempenho dos colaboradores é uma tarefa fundamental em qualquer empresa. Afinal, é por meio dessa avaliação que gestores podem identificar os pontos fortes e fracos de cada colaborador, fornecer feedbacks e criar estratégias para aumentar a eficiência e a produtividade. No entanto, essa prática de feedback pode ser influenciada negativamente pelo efeito Dunning-Kruger, o que pode prejudicar a objetividade na avaliação de performance e, consequentemente, o desenvolvimento da equipe.

Ora, se a ideia da cultura de feedback é justamente alinhar a força de trabalho dos colaboradores aos objetivos operacionais da empresa, não faz sentido deixar que o Dunning-Kruger interceda nessa avaliação e atrapalhe todo o bom trabalho das equipes de gestão, certo? É por isso que, neste artigo, vamos contemplar algumas alternativas valiosas para driblar essa dificuldade e entender melhor o poder da objetividade na avaliação de performance. Vem com a gente e boa leitura!

 

Entendendo o efeito Dunning-Kruger e como driblar sua influência negativa

Para muitas empresas focadas em produtividade, o efeito Dunning-Kruger é, certamente, o mal do século. Na teoria, trata-se de um fenômeno psicológico no qual pessoas com baixa habilidade em determinada tarefa tendem a superestimar suas próprias skills e competências — já falamos disso aqui. Na prática, colaboradores com pouco conhecimento e experiência podem acreditar que são mais competentes do que realmente são, o que pode levar a avaliações de performance distorcidas.

Consequentemente, para evitar a influência do efeito Dunning-Kruger nas avaliações de performance, é muito importante criar um ambiente sadio de feedbacks, onde os colaboradores recebam orientações constantes sobre suas habilidades e competências — mas também sobre as áreas em que precisam melhorar. E é imperativo que os gestores não abram mão da objetividade na avaliação de performance, fazendo isso com base em fatos e dados, e não apenas em percepções subjetivas.

E tudo isso começa com um cuidadoso processo de conscientização dos funcionários. Aqui, os times de líderes podem investir em treinamentos estratégicos para as equipes com o objetivo de garantir que todos possuam as habilidades e conhecimentos necessários para desempenhar suas funções. Uma boa dica é apostar em um formato híbrido, capacitando os colaboradores tanto internamente, por meio de palestras e workshops, quanto externamente, por meio de cursos e certificações.

Além disso, é fundamental que os responsáveis por cada setor saibam utilizar ferramentas tecnológicas para auxiliar nesses feedbacks. Por meio de softwares de gestão de performance, por exemplo, gestores podem registrar objetivamente os resultados dos colaboradores e monitorar o progresso ao longo do tempo. Essas ferramentas também podem ser usadas para estabelecer metas e objetivos claros para a equipe, o que ajuda a garantir que todos estejam alinhados com os objetivos da empresa.

 

 E o que isso tem a ver com o efeito Dunning-Kruger?

Indo direto ao ponto, pode-se dizer que a implementação de soluções tecnológicas é o primeiro passo para frear a manifestação do efeito Dunning-Kruger nas empresas. A gente explica: com o suporte de soluções e softwares para metrificação da performance e desempenho das equipes, a maioria dos colaboradores tende a buscar, por conta própria, o aprimoramento constante de suas habilidades e competências. 

E são essas mesmas ferramentas que permitem que os funcionários monitorem seu próprio progresso, comparando-o com o desempenho da equipe, o que pode ser uma poderosa fonte de motivação e um obstáculo prático para a manifestação do efeito Dunning-Kruger em pessoas pouco capacitadas, permitindo que elas consigam encarar com mais naturalidade a objetividade na avaliação de performance.

Até porque, quando os colaboradores sabem exatamente o que se espera deles e como estão se saindo, podem se esforçar para atingir as metas definidas e melhorar seus resultados. Além disso, uma avaliação transparente e baseada em dados reais ajuda a garantir que a empresa esteja utilizando seus recursos de forma eficiente, incentivando o desenvolvimento de habilidades e competências relevantes para o negócio.

 

A objetividade na avaliação de performance também faz bem para os resultados da empresa!

Vale lembrar que a avaliação de performance também pode impactar positivamente a cultura da empresa como um todo. Quando os colaboradores se sentem valorizados e reconhecidos por seu trabalho, se tornam mais engajados e motivados. Por outro lado, uma avaliação inadequada pode levar a insatisfação, desmotivação e, eventualmente, a perda de talentos. Ou seja: ao focar em objetividade na avaliação de performance, todo mundo ganha.

Só não esqueça que, para garantir uma avaliação de performance eficiente e transparente, as empresas também precisam contar com processos bem definidos. Primeiro, é preciso estabelecer objetivos claros e mensuráveis, que estejam alinhados com a estratégia da corporação. Em seguida, é importante definir indicadores de performance que permitam medir o progresso em relação a esses objetivos.

Para que os dados coletados sejam úteis, é necessário que sejam confiáveis e precisos. Por isso, é fundamental contar com ferramentas e sistemas que permitam coletar, armazenar e analisar dados de forma eficiente e segura. Essas ferramentas devem ser capazes de gerar relatórios detalhados e personalizados, que facilitem a tomada de decisão por parte dos gestores.

 

É aqui que a Novidá entra em cena para ajudar na sua operação!

Com todos os cenários que contemplamos aqui, não é difícil entender que a implementação de soluções tecnológicas pode ser uma grande aliada na garantia de uma avaliação de performance eficiente e transparente, não é mesmo? Ferramentas de gestão de performance e avaliação de desempenho podem automatizar processos, reduzir erros e tornar os dados mais acessíveis e fáceis de interpretar

Além disso, o uso de tecnologia pode contribuir para a melhoria da comunicação interna e do compartilhamento de informações, o que pode facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores. E não dá para falar em tecnologia para controle e metrificação do desempenho sem pensar na Novidá!

Aqui, acreditamos que medir a performance dos colaboradores é essencial para otimizar processos dentro de uma empresa. Foi pensando nisso que desenvolvemos um sistema de geolocalização indoor que acompanha a movimentação e as atividades de pessoas que estão em suas rotinas de trabalho. 

objetividade e perfomance na logística

Dessa forma, o gestor tem informações precisas e confiáveis sobre a sua operação, o que permite que ele calcule tempos e movimentos, acompanhe todas as atividades realizadas pelos colaboradores, verifique se as tarefas foram cumpridas conforme o planejado e tenha muito mais controle sobre os processos da empresa.

Com a nossa solução, manter o efeito Dunning-Kruger longe das suas avaliações de desempenho nunca foi tão fácil! Fale com a gente, descubra como podemos contribuir para a manutenção da objetividade na avaliação de performance da sua empresa e transforme a sua rotina de controle operacional de forma simples, rápida e prática com quem realmente entende do assunto!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil