Novo Tenha uma empresa eficiente com a Gestão Operacional
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endere莽o

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Tenha uma empresa eficiente com a Gestão Operacional

Tenha uma empresa eficiente com a Gestão Operacional

gestão operacional

Todo processo responsável por garantir a melhor execução de alguma atividade, serviço ou utilização de um produto dentro de uma empresa faz parte sim do panorama da Gestão Operacional. Este tema é tão importante para uma organização crescer e continuar com indicadores saudáveis que não deve ser deixado de lado em nenhum momento na sua evolução e desenvolvimento.

É uma realidade comum em empresas que tiveram um crescimento ou expansão recente se deparar com alguns problemas operacionais que não eram tão salientes a algum tempo. Atrasos, falhas em máquinas, falta de padronização e outras questões são exemplos da necessidade de uma Gestão Operacional, principalmente aplicando a tecnologia para impulsionar ainda mais a Gestão de Processos.

Quer saber mais sobre a importância da Gestão Operacional, os impactos positivos da sua aplicação e como um bom parceiro pode auxiliar neste sentido? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

 

O que é a Gestão Operacional?

A Gestão Operacional pode ser considerada como um conjunto de práticas e atividades que atuam no andamento das operações da empresa de maneira constante. Ela é uma parte vital do setor administrativo e possui uma grande amplitude de atuação, indo desde a produção, logística, finanças e recursos humanos.

Uma ótima forma de verificar o andamento da Gestão Operacional do negócio é checar se os processos produtivos estão sendo executados todos os dias da mesma forma. A manutenção da padronização dos serviços é uma das metas desta área e é importante assegurar que estes saiam exatamente iguais sempre.

Um bom paralelo para entender a importância da Gestão Operacional é entender uma empresa como um próprio ser humano, com diferentes sistemas operando dentro de um organismo. Se uma parte não anda bem, influenciará outras etapas e este setor tem um papel importante de identificar qualquer tipo de problema evitando algum desgaste.

A Gestão Operacional é uma área que demonstra a sua importância para o andamento do negócio e possui colaboradores com tarefas e demandas específicas – como o Gestor Operacional.

 

E qual o papel do Gestor Operacional?

Este colaborador tem o importante papel de analisar e controlar todas as operações do negócio. Pode parecer um desafio grande e é, mas este funcionário tem o auxílio de algumas ferramentas para medir o andamento e o desempenho das suas equipes, principalmente pelo desafio físico de estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Outro ponto importante é que a própria área de Gestão Operacional ou também conhecida como Gestão de Processos está muito próxima da área de Qualidade da empresa. E isso permite que as ferramentas utilizadas sejam compartilhadas, principalmente as que conseguem gerenciar os indicadores do negócio e o andamento da produção.

 

Quais os impactos e os benefícios da aplicação de uma Gestão Operacional no seu negócio?

Uma Gestão Operacional eficiente no seu negócio consegue entregar diversos benefícios e pontos positivos que impulsionam o crescimento e garantem os bons indicadores. Partindo da máxima de que não se gerencia o que não se mede, é vital acompanhar de forma prática os números da empresa e garantir a qualidade dos seus dados. Assim, alguns benefícios e impactos positivos podem ser destacados.

 

gestão operacional

 

Consiga acompanhar de forma simples os relatórios e indicadores do negócio

Este é um dos principais benefícios de ter uma Gestão Operacional eficiente no seu negócio, principalmente quando se tem em conjunto uma equipe responsável e de qualidade. Um ótimo exemplo é quando uma empresa ainda utiliza planilhas que exigem um preenchimento manual e que demandam tempo e esforço dos seus colaboradores.

Os números nunca estão atualizados corretamente ou no tempo que o corpo gerencial precisa, além de tornar todo o ambiente suscetível a erros que impactam nos valores finais. Assim, uma Gestão Operacional eficiente permite um acompanhamento muito mais simples dos relatórios gerados automaticamente a partir dos dados do negócio. Gráficos intuitivos e a aplicação de modelos de probabilidade podem ser utilizados para melhorar ainda mais a assertividade das decisões estratégicas.

 

Tenha um controle da produção e do estoque com muito mais facilidade

Outro ganho positivo na hora de aplicar uma Gestão Operacional de qualidade no seu negócio é permitir um controle muito mais eficiente do que está sendo produzido e do que já foi consumido. Assim, consegue-se garantir a entrega de acordo com o orçamento estipulado além de manter um panorama claro do estoque e de quanto foi utilizado.

Convergindo com a metodologia do Lean Manufacturing da máxima eficiência na utilização dos recursos e da eliminação de desperdícios, pode-se então aprimorar ainda mais o controle de estoque. Outro ponto importante é a otimização do processo de compra, fazendo um planejamento correto e garantindo as melhores condições para o negócio.

 

 

Simplifique áreas como a Gestão Financeira e o Controle Fiscal

Mais um dos pontos positivos de se ter uma Gestão Operacional no seu negócio é otimizar outras áreas como a Gestão Financeira. É possível integrar os indicadores de compras, vendas e outras informações para permitir um cálculo financeiro total da sua empresa, garantindo também um fluxo de caixa mais confiável no final do mês.

E o Controle Fiscal também não fica de fora uma vez que a Gestão Operacional também permite que os dados fiscais do negócio estejam centralizados de acordo com a necessidade. É possível ainda registrar a venda dos produtos ou serviços e as formas de pagamento utilizadas em cada uma das transações, garantindo a emissão dos cupons fiscais.

 

gestão operacional

 

Como a tecnologia pode auxiliar nesse processo?

A tecnologia está totalmente ligada com a aplicação de uma Gestão Operacional eficiente no seu negócio, principalmente ao permitir que novas ideias e formatos estejam disponíveis ao cliente. Um ótimo exemplo é a utilização de algum tipo de ferramenta ou solução que potencialize o setor dentro da empresa, melhorando a transmissão de dados e a geração de novos insights.

Um bom exemplo da Gestão Operacional eficiente em conjunto com a tecnologia é por meio do tracking de pessoas – ou o rastreamento de pessoas. Um gestor da área pode saber o andamento dos seus colaboradores em tempo real utilizando dispositivos móveis e uma gama de sensores espalhados pelo ambiente.

E estes dados ainda podem ser combinados com outras informações para a geração de uma lista de tarefas direcionada, de acordo com o perfil de cada um dos colaboradores. Este é um ótimo exemplo da aplicação da tecnologia, da Gestão Operacional e da convergência de dados para demonstrar em poucos passos como potencializar a produção do seu negócio.

Outro exemplo importante é na hora de determinar possíveis adoções ou até o monitoramento das rotas internas do negócio, que são utilizados para logística e movimentação de pessoas.

 

E como a Novidá pode auxiliar o Gestor Operacional?

A Novidá é o parceiro ideal para o seu negócio e para a sua Gestão Operacional ao oferecer a melhor tecnologia de supervisão operacional ativa e melhoria contínua. Ao combinar a Internet das Coisas (IoT), um tracking de precisão e a inteligência artificial, consegue ainda otimizar a geração de registros de forma automatizada e confiável. 

O Gestor Operacional ainda pode contar com uma ampla gama de relatórios automáticos com dados confiáveis e sem a interferência humana para a obtenção das métricas que fazem sentido para o negócio. Outro ponto importante é permitir ainda ter uma visão geral e ao mesmo tempo específica dos colaboradores e das suas atividades, integrando dados como o desempenho operacional e melhorando a tomada de decisão gerencial.

 

Saiba mais!

Ter uma Gestão Operacional eficiente no seu negócio é uma das melhores formas para otimizar a geração de indicadores e ter números confiáveis que sirvam de embasamento para a tomada de decisão estratégica. Com isso, alinhar a tecnologia e um parceiro inovador como a Novidá pode ser o diferencial competitivo que a sua empresa precisa para garantir a maximização dos seus recursos.

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e saiba mais!

 

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo
× Vamos falar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday