Blog

Tenha uma empresa eficiente com a Gestão Operacional

Tenha uma empresa eficiente com a Gestão Operacional

Todo processo responsável por garantir a melhor execução de alguma atividade, serviço ou utilização de um produto dentro de uma empresa faz parte sim do panorama da Gestão Operacional. Este tema é tão importante para uma organização crescer e continuar com indicadores saudáveis que não deve ser deixado de lado em nenhum momento na sua evolução e desenvolvimento.

É uma realidade comum em empresas que tiveram um crescimento ou expansão recente se deparar com alguns problemas operacionais que não eram tão salientes a algum tempo. Atrasos, falhas em máquinas, falta de padronização e outras questões são exemplos da necessidade de uma Gestão Operacional, principalmente aplicando a tecnologia para impulsionar ainda mais a Gestão de Processos.

Quer saber mais sobre a importância da Gestão Operacional, os impactos positivos da sua aplicação e como um bom parceiro pode auxiliar neste sentido? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

 

O que é a Gestão Operacional?

A Gestão Operacional pode ser considerada como um conjunto de práticas e atividades que atuam no andamento das operações da empresa de maneira constante. Ela é uma parte vital do setor administrativo e possui uma grande amplitude de atuação, indo desde a produção, logística, finanças e recursos humanos.

Uma ótima forma de verificar o andamento da Gestão Operacional do negócio é checar se os processos produtivos estão sendo executados todos os dias da mesma forma. A manutenção da padronização dos serviços é uma das metas desta área e é importante assegurar que estes saiam exatamente iguais sempre.

Um bom paralelo para entender a importância da Gestão Operacional é entender uma empresa como um próprio ser humano, com diferentes sistemas operando dentro de um organismo. Se uma parte não anda bem, influenciará outras etapas e este setor tem um papel importante de identificar qualquer tipo de problema evitando algum desgaste.

A Gestão Operacional é uma área que demonstra a sua importância para o andamento do negócio e possui colaboradores com tarefas e demandas específicas – como o Gestor Operacional.

 

E qual o papel do Gestor Operacional?

Este colaborador tem o importante papel de analisar e controlar todas as operações do negócio. Pode parecer um desafio grande e é, mas este funcionário tem o auxílio de algumas ferramentas para medir o andamento e o desempenho das suas equipes, principalmente pelo desafio físico de estar em vários lugares ao mesmo tempo.

Outro ponto importante é que a própria área de Gestão Operacional ou também conhecida como Gestão de Processos está muito próxima da área de Qualidade da empresa. E isso permite que as ferramentas utilizadas sejam compartilhadas, principalmente as que conseguem gerenciar os indicadores do negócio e o andamento da produção.

 

Quais os impactos e os benefícios da aplicação de uma Gestão Operacional no seu negócio?

Uma Gestão Operacional eficiente no seu negócio consegue entregar diversos benefícios e pontos positivos que impulsionam o crescimento e garantem os bons indicadores. Partindo da máxima de que não se gerencia o que não se mede, é vital acompanhar de forma prática os números da empresa e garantir a qualidade dos seus dados. Assim, alguns benefícios e impactos positivos podem ser destacados.

 

CTABlog_GestãoRemota

 

Consiga acompanhar de forma simples os relatórios e indicadores do negócio

Este é um dos principais benefícios de ter uma Gestão Operacional eficiente no seu negócio, principalmente quando se tem em conjunto uma equipe responsável e de qualidade. Um ótimo exemplo é quando uma empresa ainda utiliza planilhas que exigem um preenchimento manual e que demandam tempo e esforço dos seus colaboradores.

Os números nunca estão atualizados corretamente ou no tempo que o corpo gerencial precisa, além de tornar todo o ambiente suscetível a erros que impactam nos valores finais. Assim, uma Gestão Operacional eficiente permite um acompanhamento muito mais simples dos relatórios gerados automaticamente a partir dos dados do negócio. Gráficos intuitivos e a aplicação de modelos de probabilidade podem ser utilizados para melhorar ainda mais a assertividade das decisões estratégicas.

 

Tenha um controle da produção e do estoque com muito mais facilidade

Outro ganho positivo na hora de aplicar uma Gestão Operacional de qualidade no seu negócio é permitir um controle muito mais eficiente do que está sendo produzido e do que já foi consumido. Assim, consegue-se garantir a entrega de acordo com o orçamento estipulado além de manter um panorama claro do estoque e de quanto foi utilizado.

Convergindo com a metodologia do Lean Manufacturing da máxima eficiência na utilização dos recursos e da eliminação de desperdícios, pode-se então aprimorar ainda mais o controle de estoque. Outro ponto importante é a otimização do processo de compra, fazendo um planejamento correto e garantindo as melhores condições para o negócio.

 

 

Simplifique áreas como a Gestão Financeira e o Controle Fiscal

Mais um dos pontos positivos de se ter uma Gestão Operacional no seu negócio é otimizar outras áreas como a Gestão Financeira. É possível integrar os indicadores de compras, vendas e outras informações para permitir um cálculo financeiro total da sua empresa, garantindo também um fluxo de caixa mais confiável no final do mês.

E o Controle Fiscal também não fica de fora uma vez que a Gestão Operacional também permite que os dados fiscais do negócio estejam centralizados de acordo com a necessidade. É possível ainda registrar a venda dos produtos ou serviços e as formas de pagamento utilizadas em cada uma das transações, garantindo a emissão dos cupons fiscais.

 

 

Como a tecnologia pode auxiliar nesse processo?

A tecnologia está totalmente ligada com a aplicação de uma Gestão Operacional eficiente no seu negócio, principalmente ao permitir que novas ideias e formatos estejam disponíveis ao cliente. Um ótimo exemplo é a utilização de algum tipo de ferramenta ou solução que potencialize o setor dentro da empresa, melhorando a transmissão de dados e a geração de novos insights.

Um bom exemplo da Gestão Operacional eficiente em conjunto com a tecnologia é por meio do tracking de pessoas – ou o rastreamento de pessoas. Um gestor da área pode saber o andamento dos seus colaboradores em tempo real utilizando dispositivos móveis e uma gama de sensores espalhados pelo ambiente.

E estes dados ainda podem ser combinados com outras informações para a geração de uma lista de tarefas direcionada, de acordo com o perfil de cada um dos colaboradores. Este é um ótimo exemplo da aplicação da tecnologia, da Gestão Operacional e da convergência de dados para demonstrar em poucos passos como potencializar a produção do seu negócio.

Outro exemplo importante é na hora de determinar possíveis adoções ou até o monitoramento das rotas internas do negócio, que são utilizados para logística e movimentação de pessoas.

 

E como a Novidá pode auxiliar o Gestor Operacional?

A Novidá é o parceiro ideal para o seu negócio e para a sua Gestão Operacional ao oferecer a melhor tecnologia de supervisão operacional ativa e melhoria contínua. Ao combinar a Internet das Coisas (IoT), um tracking de precisão e a inteligência artificial, consegue ainda otimizar a geração de registros de forma automatizada e confiável. 

O Gestor Operacional ainda pode contar com uma ampla gama de relatórios automáticos com dados confiáveis e sem a interferência humana para a obtenção das métricas que fazem sentido para o negócio. Outro ponto importante é permitir ainda ter uma visão geral e ao mesmo tempo específica dos colaboradores e das suas atividades, integrando dados como o desempenho operacional e melhorando a tomada de decisão gerencial.

 

Saiba mais!

Ter uma Gestão Operacional eficiente no seu negócio é uma das melhores formas para otimizar a geração de indicadores e ter números confiáveis que sirvam de embasamento para a tomada de decisão estratégica. Com isso, alinhar a tecnologia e um parceiro inovador como a Novidá pode ser o diferencial competitivo que a sua empresa precisa para garantir a maximização dos seus recursos.

Continue acompanhando as publicações no nosso blog e saiba mais!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil