Novo Poka-Yoke: o que é e como aplicar?
x

Queremos ajudar sua empresa

Fale conosco

  • Endere莽o

    CUBO - Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olimpia
    São Paulo / SP / Brasil

Blog

Poka-Yoke: o que é e como aplicar?

Poka-Yoke: o que é e como aplicar?

poka yoke

O Poka Yoke é uma ferramenta que compõe a ampla gama de soluções da filosofia do Lean Manufacturing e tem como principal objetivo a capacidade de prevenir riscos de falhas. O nome pode parecer até divertido no começo, mas por trás existe uma grande análise que leva até a década de 70, no início do desenvolvimento do Sistema Toyota de Produção.

O potencial de aplicação do Poka Yoke se percebe tanto na linha de produção quanto nas tarefas do dia a dia, demonstrando que esta metodologia tem um impacto direto no aumento da produtividade. Outro ponto importante é a sua evolução a partir da integração com ferramentas de tecnologia, permitindo assim uma amplitude maior de benefícios. 

Conhecer o Poka Yoke é uma ótima forma de potencializar a sua aplicação, sendo mais produtivo no dia a dia. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba mais!

 

 

O que é o Poka Yoke? 

O surgimento do conceito do Poka Yoke vem junto com o Sistema Toyota de Produção pelo seu líder e alto executivo, Shigeo Shingo. De uma forma direta, o Poka Yoke é uma ferramenta enxuta que transmite a informação por meio de dispositivos ou procedimentos simples, impactando diretamente na qualidade da sua execução.

A principal motivação por trás do seu desenvolvimento foi a preocupação deste engenheiro em criar mecanismos e dispositivos que evitassem os erros humanos. Essa ideia fica bastante clara quando se entende a tradução do termo em japonês Poka Yoke, que em português significa “a prova de erros”. 

Assim, consegue atingir a sua missão inicial que é a de prevenir o surgimento de qualquer tipo de erro ou falha no processo produtivo atuando antes das suas causas. Quando este tipo de ataque à causa do erro não é possível ou economicamente viável, o Poka Yoke atua na detecção da sua origem para evitar a propagação para outros produtos processados a partir de então.

 

Qual a importância do Poka Yoke?

A principal importância do Poka Yoke se dá na atuação antes da ocorrência de qualquer tipo de problema ou falha, proporcionando uma efetividade maior na linha de produção. Outro ponto importante é o desenvolvimento de sistemas a prova de falhas humanas, um quesito essencial para garantir a segurança e qualidade na operação.

Um ótimo exemplo da importância do Poka Yoke se dá nos automóveis, setor considerado como o berço da metodologia. Um condutor de um veículo que possui transmissão automática fica impossibilitado de remover a chave da ignição se este não estiver com o câmbio na posição de “ponto morto”, fazendo com que o condutor não saia do veículo em condições consideradas como inseguras.

Outro ótimo exemplo que demonstra a importância da metodologia do Poka Yoke se dá na execução de etapas pré-definidas para finalizar algum tipo de processo. Como num caixa eletrônico, onde o cartão deve ser retirado da máquina antes do dinheiro ser liberado, fazendo com que o cliente não se esqueça de guardá-lo corretamente após sacar o montante.

 

Quais são os tipos de Poka Yoke disponíveis?

A metodologia do Poka Yoke prega soluções simples e é dividida em 4 modalidades ou tipos para facilitar ainda mais a sua aderência aos mais diversos cenários de atuação. Assim, se adequam à determinada tarefa ou processo que está sendo executado e muitas vezes vão além de uma linha de produção.

 

O Poka Yoke da prevenção

Este é o primeiro Poka Yoke que geralmente é apresentado principalmente pela sua aplicação, que visa eliminar a causa geradora do erro. Esta causa pode estar relacionada com um grande número de possibilidades, como:

  • A falta de treinamento ou de informação especializada;
  • Alta rotatividade de colaboradores no setor;
  • Desorganização, falta de controle e até o excesso de atividades;
  • Condições de trabalho inapropriadas para a execução do serviço.

Um ótimo exemplo desse Poka Yoke e que vai além de uma linha de produção pode ser percebido num dispositivo utilizado amplamente no dia a dia de quem utiliza um computador: o pen drive. Este possui uma ranhura específica que permite que seja encaixado no computador somente pelo lado correto.

 

O Poka Yoke da detecção

Já este tipo de Poka Yoke foca no alerta ao erro logo após o seu acontecimento, com uma divisão entre o método de controle e o de advertência:

  • No método de controle, o processo é interrompido devido a ocorrência do erro e só pode ser retomado perante à resolução imediata e total da sua causa raiz;
  • Já no método de advertência o fato de ter acontecido o erro não impacta na interrupção da produção e algum tipo de alerta visual ou auditivo deve ser executado na sua origem para a análise prévia de uma medida de contenção.

Um exemplo desse Poka Yoke pode ser percebido no disjuntor residencial, que interrompe o fornecimento de energia elétrica para o local quando ocorre algum tipo de sobrecarga no sistema. Outro exemplo interessante e também do setor automotivo é a luz de combustível que emite um alerta visual sempre que o tanque atinge um valor mínimo.

 

poka yoke

 

O Poka Yoke do valor fixo

Esse Poka Yoke visa assegurar que um número fixo e específico de movimentos sejam realizados em determinado processo e caso sobre ou falte alguma etapa, um alarme é acionado. Um primeiro exemplo se dá pelo próprio criador da metodologia que colocava em uma bandeja todas as peças necessárias para a etapa de montagem – se ao final da montagem ainda existisse alguma peça sobrando, significava que alguma atividade foi realizada de forma errada.

 

O Poka Yoke das etapas

Assim como o Poka Yoke do valor fixo, este tipo visa identificar qualquer falha no processo criando uma ordem para a execução e analisa se todos os passos da operação seguiram essa ordem correta. Com isso, é possível identificar o local do erro e até realizar a operação que resta.

Um exemplo deste Poka Yoke já foi inclusive citado, como o ato de sacar dinheiro num caixa eletrônico: o dinheiro só é liberado se o cliente retirar o cartão da máquina. Outro exemplo é o próprio checklist de configuração de uma máquina que mesmo realizado num papel impresso, demonstra a ordem correta de execução e permite que até seja identificado qualquer tipo de falha no processo.

 

Como implementar a metodologia do Poka Yoke no seu negócio?

Implementar o Poka Yoke no seu negócio pode ser uma ótima forma de otimizar ainda mais a sua produção e o primeiro passo é identificar o erro que deve ser corrigido, registrando-o de forma gráfica e entendendo o contexto da produção. Esse registro pode ser realizado por meio de fotos, vídeos ou até um fluxograma do processo, otimizando a percepção sobre como o problema se inicia. 

Esse passo também permite compreender as causas que levaram à sua ocorrência, percebendo melhor o panorama da produção ou da execução do processo. E um ponto interessante é a sua convergência com a filosofia do Lean Manufacturing, identificando e reduzindo desperdícios. 

Após esses passos, é hora de analisar possíveis soluções para esta falha, pensando principalmente na prevenção do seu acontecimento. Outra forma interessante é descobrir como este defeito pode ser detectado o mais prematuro possível na produção, seja contando com algum tipo de interferência humana ou não.

Com isso, pode-se verificar a eficácia da possível solução em eliminar a falha ou defeito de forma simples e sem grandes impactos com custos ou altos investimentos. Ao implantar a solução, deve-se registrar o máximo de informações para a comparação dos resultados obtidos, abrindo ainda mais espaço para a melhoria contínua e desenvolvimento de outras soluções Poka Yoke no futuro.

 

E como a Novidá pode auxiliar na implementação?

A Novidá é um parceiro importante na hora de implementar um Poka Yoke de sucesso no seu negócio por meio da sua plataforma de alta tecnologia que agrega a internet das coisas e a inteligência artificial. Com isso, permite a supervisão de pessoas, equipamentos e processos com um tracking eficiente, monitorando as informações sobre o andamento da operação.

Assim, qualquer tipo de falha ou gargalo pode ser identificado, gerando insights para a aplicação da metodologia do Poka Yoke e otimizando ainda mais a aplicação do Lean Manufacturing. A gestão de KPIs também é um dos pontos fortes da plataforma Novidá, com indicadores precisos para a rápida tomada de decisão.

 

poka yoke

 

Saiba mais! 

Entender a metodologia do Poka Yoke é uma ótima forma de visualizar o seu potencial de aplicação para a solução de possíveis defeitos ou falhas no processo produtivo. E mais, esta metodologia é tão poderosa que pode sair do ambiente produtivo e ser aplicada diretamente nas tarefas do dia a dia, permitindo a sua execução com mais segurança e qualidade.

Entre em contato com a Novidá e veja como a nossa solução de tecnologia pode otimizar ainda mais a adoção do Poka Yoke no seu negócio, transformando-o ainda mais na direção do Lean Manufacturing!

Faça um diagnóstico

rápido e explore mais como a Novidá pode
eliminar desperdícios na sua empresa

Agende agora
celphone

Entre em contato!

voltar ao topo
× Vamos falar? Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday