Blog

Entenda o impacto do controle estatístico de processos na produção industrial

Se você atua em uma linha de produção pesada, certamente já se deparou com o conceito de controle estatístico de processos (CEP). Essa metodologia é muito utilizada na produção industrial para garantir a qualidade dos produtos e otimizar a eficiência dos processos de produção e, na prática, se baseia na coleta de dados em tempo real e na análise estatística desses dados para identificar tendências e problemas.

É com base nessas informações, por exemplo, que os líderes e gestores de produção conseguem tomar decisões mais acertadas e melhorar a qualidade e eficiência das suas equipes. Pensando nisso, preparamos um artigo para ajudar você a entender melhor o impacto dessa metodologia na rotina de trabalho e para mostrar como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa no acompanhamento de resultados! Boa leitura.

 

Saiba como a metodologia do CEP funciona

Vamos por partes. Antes de mais nada, é preciso entender que o controle estatístico de processos (CEP) é uma metodologia que nasceu com o objetivo de otimizar a produção industrial em um nível absoluto. Sendo assim, ela atua na redução da variação dos processos, detectando problemas e identificando as causas raízes antes que essas situações se tornem críticas — o sonho de qualquer gestor de qualidade, certo?

Dessa forma, não é exagero assumir que essa metodologia ajuda a melhorar a qualidade do produto final, reduzindo custos e aumentando a produtividade das equipes de produção. E vale destacar que um dos principais benefícios do CEP, que é essa redução da variação nos processos, também influencia diretamente na diminuição dos índices de retrabalho, o que leva a uma redução de custos e a uma relação custo-benefício mais equilibrada.

Além disso, o CEP permite uma melhor identificação dos problemas, ajudando a evitar que ocorram novamente. Isso porque a metodologia permite a análise e a identificação até mesmo de causas naturais de problemas na produção, tudo com base em informações e históricos de dados precisos que ajudam a empresa a implementar melhorias no processo para eliminar a causa dos problemas e evitar sua recorrência.

tecnologia para superar problemas logísticos

Isso que ainda nem falamos de outro benefício poderoso do controle estatístico de processo, que é a otimização da comunicação e da colaboração entre as equipes. Afinal, com a coleta e análise de dados, é possível criar um ambiente de trabalho colaborativo, em que todos os envolvidos têm acesso aos mesmos dados e informações sobre a produção. Com isso, a equipe pode trabalhar em conjunto para identificar e solucionar problemas, melhorando a eficiência de forma holística.

Adicionalmente, vale destacar que a metodologia do CEP é aplicável em diversos setores da indústria, desde a produção de alimentos até a fabricação de peças automotivas, por exemplo. Com a coleta e análise de dados, é possível otimizar até mesmo os índices de satisfação dos seus clientes — e cliente satisfeito é cliente fidelizado! Tudo isso, claro, desde que a empresa saiba fazer a gestão de dados com eficiência!

 

Fazendo o gerenciamento de dados para otimizar o controle estatístico de processos

Talvez você não saiba, mas a coleta de dados é um aspecto crucial do controle estatístico de processos. Hoje, muitas empresas já utilizam sensores e outras tecnologias para coletar dados de variáveis importantes do processo de produção — como temperatura, pressão e velocidade. Esses dados são coletados em tempo real e são enviados para um sistema central para análise estatística.

Na sequência, é a análise estatística desses dados que permite identificar tendências e problemas nos processos de produção. Aqui, o CEP utiliza gráficos de controle para visualizar esses dados e tornar mais fácil a identificação de padrões e anomalias. Com base nesses gráficos, é possível detectar problemas em um estágio inicial e tomar medidas corretivas para evitá-los, não é ótimo?

Sem contar que, no longo prazo, a aplicação do controle estatístico de processos pode gerar diversos benefícios para a produção industrial. A primeira e mais óbvia vantagem é a melhoria da qualidade do produto. Isso porque, ao monitorar constantemente esses fluxos de produção e detectar problemas em um estágio inicial, é possível evitar a produção de produtos defeituosos, fora das medidas ou dos pesos indicados ou qualquer desvio do projeto original que possa comprometer a experiência do consumidor final. E, claro, isso reduz os custos de produção e aumenta a satisfação do cliente.

Mas não para por aí: a metodologia do CEP também pode melhorar a eficiência dos processos de produção. Ao analisar os dados coletados, é possível identificar gargalos e pontos de ineficiência nos processos já estabelecidos e, com essas informações, é possível tomar medidas para otimizar os processos e aumentar a produtividade, mais uma vez dando um alívio para a gestão de custos e, de quebra, impactando positivamente no consumo de energia da sua empresa!

Ou seja, só tem benefício quando o assunto é o controle estatístico de processos! Ah, e se ainda não ficou claro como tudo isso pode contribuir na prática com o processo produtivo da sua empresa, reunimos os principais benefícios citados aqui: 

  • Melhoria da qualidade: O controle estatístico de processos permite identificar possíveis defeitos e variações no processo produtivo, o que permite a realização de correções em tempo hábil, melhorando a qualidade dos produtos finais.
  • Redução de custos: O CEP possibilita a identificação de desperdícios e retrabalhos, permitindo a implementação de ações preventivas para evitar esses problemas no futuro. Com a redução desses custos, é possível aumentar a rentabilidade da empresa.
  • Aumento da eficiência: Com o controle estatístico de processos é possível detectar gargalos na produção e realizar ajustes que aumentam a eficiência do processo produtivo, tornando-o mais ágil e efetivo.
  • Tomada de decisões embasadas em dados: O CEP é baseado em dados e estatísticas, o que torna a tomada de decisões mais assertiva e embasada em fatos concretos, aumentando as chances de sucesso e reduzindo o risco de falhas.

 

Casos de sucesso: como o CEP já ajudou grandes corporações

Um exemplo de sucesso bem difundido de implementação do CEP é a fábrica da General Electric (GE) em Bangalore, na Índia. A fábrica produz uma ampla variedade de produtos, incluindo componentes para turbinas de avião e peças para equipamentos médicos. Em 2015, a fábrica em questão implementou o controle estatístico de processos em sua linha de produção e, após alguns meses, notou uma melhoria significativa nos resultados. 

A equipe de qualidade passou a coletar dados sobre cada um de seus milhares processos e, em seguida, realizou análises estatísticas para identificar tendências e problemas de forma global. Com base nessas informações, a equipe pôde tomar medidas preventivas e corretivas, reduzindo a incidência de falhas e melhorando a qualidade dos produtos, reduzindo assim o tempo de ciclo em 20% e economizando cerca de US$ 200.000 em custos de fabricação. E olha que US$ 200.000 é dinheiro!

Outra empresa que obteve sucesso com o CEP foi a Toyota. Conhecida por sua cultura de melhoria contínua, a Toyota se consolidou no mundo inteiro ao implementar a metodologia do CEP em sua linha de produção. A empresa coleta dados sobre cada processo e, em seguida, utiliza o CEP para analisar esses dados e identificar problemas. Com base nessas informações, a Toyota implementou melhorias nos processos, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos produtos. Como resultado, a Toyota conseguiu reduzir o tempo de produção em 50% ao longo dos últimos 10 anos, aumentando ainda mais a satisfação do cliente.

 

E não se engane: o controle estatístico de processos também pode funcionar na sua empresa

Se você nos acompanhou até aqui, já viu que garantir o sucesso do controle estatístico de processos na produção industrial exige o suporte de uma tecnologia confiável — de preferência,  uma solução planejada para operacionalizar esse controle com exatidão. Nesse sentido, a Novidá se destaca como uma parceira especializada em soluções de gestão de produtividade que podem te ajudar a otimizar o processo produtivo e a aumentar a qualidade dos seus produtos.

Isso porque as soluções da Novidá são práticas e fáceis de usar e de integrar, permitindo que as empresas tenham um controle preciso da produtividade por meio de tecnologia de alocação de equipes e metrificação do desempenho. Na prática, isso contribui para uma implementação mais assertiva do controle estatístico de processos, já que a empresa pode contar com dados confiáveis para tomar decisões e identificar tendências e problemas de forma mais rápida e eficiente.

 

Conheça as soluções da Novidá para controle de processos e surpreenda-se!

Com a Novidá, seus gestores e líderes de produção contam com tecnologias avançadas de Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e análise de dados para garantir uma gestão mais eficiente dos processos produtivos, tudo com uma exclusiva solução em nuvem com monitoramento em tempo real e recursos de automação que permitem que sua empresa tenha um controle eficiente do processo de produção.

Além disso, a Novidá também oferece avaliações de desempenho, permitindo que os líderes tenham um feedback mais preciso sobre o desempenho de suas equipes e possam tomar decisões mais acertadas. Com a análise dos dados de desempenho, é possível identificar quais são os gargalos na produção e quais áreas precisam de melhorias, o que contribui para um aumento da eficiência produtiva.

Na Novidá é assim: nossa missão é ajudar as empresas a melhorarem a eficiência da produção industrial e, consequentemente, aumentarem a qualidade dos seus produtos e reduzirem custos. Com soluções práticas, fáceis de usar e com garantia de procedência, a Novidá desponta como uma excelente alternativa para quem busca implementar o controle estatístico de processos na produção industrial e obter resultados mais consistentes sem medo de errar!

Fale com nosso time de especialistas, conheça melhor as soluções da Novidá e revolucione o seu controle de processos com a gente!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil