Blog

Guia: 7 dicas valiosas para estimular o bem-estar dos colaboradores

Colaboradores que se sentem felizes e satisfeitos no trabalho são até 12% mais produtivos.

Estimular o bem-estar dos colaboradores é um fator crucial para o sucesso de qualquer empresa, não há dúvidas nessa questão. Isso porque, ao investir em programas e políticas que promovam a saúde física e mental dos funcionários, a empresa pode experimentar uma série de benefícios práticos e operacionais capazes de afetar diretamente a saúde financeira do negócio. No artigo de hoje, vamos ajudar você a entender melhor a importância desse investimento e compartilhar algumas dicas valiosas para implementar essas boas práticas com eficiência. Boa leitura!

 

Mas, afinal, como o bem-estar dos funcionários afeta a empresa?

Não é preciso ser nenhum expert para entender que funcionários saudáveis e felizes são mais engajados no trabalho e têm uma maior disposição para se dedicar às tarefas, certo? Até porque, a saúde mental é um fator importantíssimo para a produtividade, já que colaboradores que sofrem de estresse, ansiedade ou depressão podem ter dificuldades para se concentrar e desempenhar suas funções.

Isso significa que, logo de cara, podemos assumir que investir no bem-estar das pessoas que trabalham com você é a chave para o aumento efetivo da produtividade dessas equipes. Mas não para por aí: estimular a satisfação dos colaboradores também contribui para a redução do absenteísmo e do presenteísmo — e vamos entender melhor o impacto disso para o dia a dia da operação, mas vamos por partes. 

Caso você não tenha lido nosso artigo exclusivo sobre o tema, vale resgatar que o absenteísmo é a ausência do funcionário no trabalho, enquanto presenteísmo é a presença do funcionário no trabalho, mas com baixa produtividade e motivação. Ambos podem ser causados por problemas de saúde física e mental, mas também podem ter raízes em questões relacionadas ao bem-estar — e falta dele — no ambiente de trabalho e na própria cultura corporativa.

Além disso, investir na saúde mental dos funcionários pode ajudar a reter talentos, visto que, quando colaboradores se sentem valorizados e cuidados pela empresa, são mais propensos a permanecer na organização por mais tempo. Isso pode ajudar a reduzir os custos de contratação e treinamento, além de manter o conhecimento e a experiência dentro da empresa.

Sem contar, é claro, que as indústrias que se preocupam com o bem-estar dos seus funcionários são vistas como mais responsáveis e comprometidas com a responsabilidade social. No longo prazo, isso pode se refletir em uma maior fidelidade dos clientes e a uma reputação mais positiva no mercado — e se você quer saber como estimular o bem-estar dos colaboradores com eficiência e em larga escala, fique de olho nas dicas que vamos compartilhar na sequência!

 

Confira 7 dicas valiosas para estimular o bem-estar dos colaboradores com eficiência

Já deu para perceber que a saúde mental e a tranquilidade dos funcionários tem tudo a ver com os resultados e a performance das equipes no ambiente empresarial, certo? E a boa notícia é que estimular o bem-estar dos colaboradores não precisa ser difícil. Prova disso é que preparamos um guia especial com 7 dicas valiosas para te ajudar a tirar esse projeto do papel. Anote aí:

 

1- Promova uma cultura de saúde e tranquilidade

Como já reforçamos antes, investir na tranquilidade das suas equipes pode ajudar a reduzir os custos com saúde, aumentar a produtividade e reduzir o absenteísmo. Tanto que, segundo uma pesquisa da American Psychological Association, empresas que promovem a saúde e o bem-estar dos colaboradores têm uma média de 28% menos absenteísmo e uma média de 26% menos custos com assistência médica ao longo do ano — números bem impressionantes, certo?

 

2- Ofereça flexibilidade

A flexibilidade no trabalho também pode melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e aumentar a produtividade. Uma pesquisa da FlexJobs, de 2021, mostrou que 82% dos colaboradores disseram que seriam mais leais ao seu empregador se tivessem mais flexibilidade no trabalho. Além disso, um estudo complementar da Society for Human Resource Management mostra que empresas com programas de trabalho remoto relataram um aumento de 20% na produtividade. É um dado que merece ser considerado.

Estimular o bem-estar dos colaboradores é fundamental

3- Proporcione um ambiente de trabalho confortável e seguro

Criar e estabelecer um ambiente de trabalho confortável e seguro também é essencial para a saúde e bem-estar dos colaboradores. Segundo um estudo do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, lesões relacionadas ao trabalho custam cerca de US$ 250 bilhões por ano em custos diretos e indiretos. Além disso, um estudo da Universidade de Warwick mostrou que trabalhadores felizes são cerca de 12% mais produtivos do que os trabalhadores infelizes.

 

4- Fomente a comunicação transparente

A comunicação transparente e honesta é importante para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, como já afirmamos aqui no blog algumas vezes. Mas também há dados estatísticos que reforçam essa prática. Segundo um estudo da Gallup, indústrias com uma cultura de comunicação forte têm uma média de 50% menos rotatividade de funcionários em comparação com empresas sem uma cultura de comunicação. Além disso, colaboradores que sentem que sua voz é ouvida são mais engajados no trabalho, o que pode levar a uma produtividade maior.

 

5- Invista em treinamento e desenvolvimento

Segundo um estudo da Society for Human Resource Management, colaboradores que recebem treinamento e desenvolvimento têm uma média de 15% a mais de produtividade do que aqueles que não recebem. Adicionalmente, funcionários que sentem que a empresa investe em seu desenvolvimento estão mais engajados no trabalho e mais propensos a permanecer na empresa, reduzindo as taxas de turnover e melhorando a vantagem competitiva da organização no mercado. Ou seja: todo mundo ganha.

 

6- Promova a diversidade e inclusão

Investir em diversidade e inclusão também ajuda a impulsionar a criatividade e a inovação, além de melhorar a satisfação dos colaboradores. Segundo um estudo da McKinsey, empresas com diversidade de gênero têm uma média de 15% mais probabilidade de superar seus concorrentes, já que os colaboradores que sentem que trabalham em um ambiente inclusivo relataram uma média de 83% de aumento na produtividade — e, convenhamos, 83% é um número e tanto, certo?

 

7- Promova um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional

Para encerrar a lista, não poderíamos deixar de falar da importância de promover, também, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Isso porque, de acordo com um estudo da Harvard Business Review, colaboradores que têm um equilíbrio saudável entre suas vidas particulares e o trabalho relataram uma média de 21% a mais de produtividade do que aqueles que não têm — e que empresas com programas de folgas remuneradas têm uma média de 30% menos rotatividade de funcionários.

 

Viu só? Ninguém precisa reinventar a roda para implementar um ambiente de trabalho capaz de estimular o bem-estar dos colaboradores. Por isso, tenha em mente que investir no bem-estar dos colaboradores é essencial para o sucesso de qualquer empresa.

 

E lembre-se: deixar esse cuidado de lado pode custar caro!

Negligenciar a tranquilidade dos colaboradores pode trazer uma série de riscos empresariais, que podem impactar negativamente a saúde financeira e a reputação da empresa. Aqui, listamos alguns dos principais perigos ocultos que podem se manifestar em corporações que não olham com esse cuidado para os seus times:

  • Baixa produtividade e desempenho insuficiente: Quando os colaboradores não estão satisfeitos com seu ambiente de trabalho ou não têm o suporte necessário para lidar com o estresse e a pressão, sua produtividade pode diminuir e seu desempenho pode ficar aquém do esperado.
  • Altos índices de absenteísmo e rotatividade: Funcionários que sofrem com problemas de saúde relacionados com atividades laborais e não se sentem apoiados pela empresa podem faltar com mais frequência ou até mesmo deixar a organização em busca de um ambiente mais saudável e equilibrado. Isso pode levar a altos índices de rotatividade, o que prejudica o desenvolvimento do negócio.
  • Aumento dos custos de assistência médica e indenizações trabalhistas: Quando seus times sofrem com problemas de saúde relacionados ao trabalho, a empresa também pode enfrentar custos mais altos com assistência médica e indenizações trabalhistas. Além disso, a falta de medidas preventivas para proteger os colaboradores pode levar a processos judiciais e multas, que podem ser bem prejudiciais para o caixa do negócio.
  • Danos à reputação da empresa: A negligência com o bem-estar das pessoas que, querendo ou não, são a linha de frente da sua empresa, pode ainda afetar negativamente a reputação da sua marca, tópico especialmente sensível nestes tempos em que a responsabilidade social corporativa e a sustentabilidade são cada vez mais valorizadas pelos consumidores.

Na hora de tirar esse projeto do papel, conte com a Novidá!

Mas fique tranquilo: sabemos muito bem da importância de estabelecer um ambiente de trabalho saudável, funcional e produtivo. É por isso que a Novidá oferece soluções para gerenciamento de equipes e controle de atividades focadas em ajudar as empresas a criar um ecossistema sustentável, justo e focado no trabalhador. 

Com o suporte das nossas tecnologias, sua empresa consegue operar com muito mais transparência nessa relação entre gestores, colaboradores e parceiros, garantindo que você conte com todos os insumos necessários para que todos estejam focados na busca constante por desenvolvimento e crescimento de forma colaborativa e unificada.

 Estimular o bem-estar dos colaboradores

Aqui, você conta com relatórios completos de performance, atividade e produtividade, gerados automaticamente com base em dados confiáveis e verificáveis, permitindo que sua empresa identifique gargalos operacionais e consiga fazer o manejo de equipes e de projetos com assertividade e eficiência, melhorando os índices gerais de satisfação e elevando suas taxas de engajamento para novos patamares.

Conheça melhor o nosso portfólio, fale com nossos especialistas e encare uma nova forma de estimular o bem-estar dos colaboradores com a Novidá!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil