Você sabia que o feedback profissional é uma das ferramentas mais importantes para motivar e aumentar a produtividade dos colaboradores da sua empresa? E, mais do que isso, criar uma rotina de feedback justa e coerente pode fazer toda a diferença para gestores e empreendedores que querem manter seus funcionários engajados e comprometidos com os objetivos da organização — e manter o turnover sob controle, é claro.
Na prática, esse tipo de feedback consiste em uma avaliação que os gestores fazem sobre o desempenho dos funcionários, a partir de uma análise das suas atividades, comportamento e resultados alcançados. É uma oportunidade de orientar e apoiar o desenvolvimento dessas pessoas que, verdade seja dita, passam a maior parte de seus dias na corporação, ajudando-os a identificar suas forças e fraquezas. Neste artigo, vamos mergulhar nas boas práticas de feedback e destacar a importância de realizar essa tarefa com base em dados reais e precisos. Vem com a gente!
Afinal, por que o feedback profissional é importante?
Indo direto ao ponto, podemos entender que a política de feedback profissional é importante porque impulsiona a produtividade dos colaboradores na direção certa. Ou seja: quando os funcionários recebem uma avaliação positiva de suas performances, eles se sentem valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho, o que aumenta a autoestima e a confiança dessas pessoas.
Só que, diferente do que muitos gestores ainda pensam, o feedback “negativo” também conta com um certo grau de potencial para motivar as equipes. Isso porque, quando eventuais erros e pontos fracos são identificados, os colaboradores podem trabalhar para melhorar sabendo exatamente em quais pontos focar, o que ajuda a desenvolver suas habilidades e competências.
Outro ponto importante é que essa cultura de dar um retorno constante sobre o desempenho das equipes também contribui para melhorar a comunicação entre os colaboradores e a empresa. Veja bem: ao receber um feedback construtivo, seus times podem ter mais clareza sobre as expectativas da empresa e de seus gestores, facilitando o processo — que geralmente é difícil — de alinhar suas atividades com os objetivos da organização.
Entendendo as melhores práticas para reconhecer a boa performance das suas equipes
Compreender que o feedback profissional afeta a produtividade dos colaboradores é um passo importante, mas não é o único. Isso porque, mais do que simplesmente implementar uma política de avaliação de desempenho, o gestor deve saber como fazer isso de forma eficiente e construtiva. Pensando nisso, elencamos alguns tópicos que podem te ajudar a organizar essa dinâmica:
- Vá direto ao ponto: Quando der um feedback, seja específico sobre o que o colaborador fez bem ou o que precisa melhorar. Aqui, dar exemplos e evitar generalizações é um bom caminho.
- Equilíbrio é fundamental: É importante que o feedback seja justo e coerente, destacando tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos do colaborador. Evite apenas apontar os erros e criticar sem oferecer soluções.
- Saiba identificar o timing: O feedback deve ser dado logo após o acontecimento, para que seja mais eficaz e para que o colaborador possa se lembrar das situações com mais facilidade.
- Nada de mensagens subliminares: O colaborador precisa entender o que foi dito. Por isso, evite termos técnicos e complicados, use uma linguagem clara e objetiva.
- Cortesia acima de tudo: O feedback deve ser construtivo, evitando críticas agressivas e desmedidas. Lembre-se de que o foco dessa política está no desenvolvimento do colaborador, e não na punição dele.
E não esqueça de acompanhar os resultados na produtividade dos colaboradores!
Seguindo essas boas práticas que indicamos acima, você certamente será capaz de criar uma rotina de feedbacks mais justa e construtiva. E a boa notícia é que, geralmente, os resultados da implementação dessa cultura aparecem rápido: com uma equipe motivada, a produtividade dos colaboradores aumenta, já que eles se sentem mais motivados a desenvolver suas habilidades e a alcançar seus objetivos.
Mas lembre-se de que, para que seus feedbacks sejam honestos e os seus resultados sejam reais, é fundamental contar com ferramentas e soluções que contribuam para o acompanhamento e a quantificação dos resultados e das performances individual e coletiva — e é aqui que a metrificação entra em cena.
Ora, não dá para esperar que essas avaliações sejam realmente levadas a sério se elas não forem baseadas em dados sólidos e verificáveis, que permitam análises precisas e imparciais, certo? E uma boa forma de garantir a objetividade das avaliações de desempenho é por meio da definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs).
Esses indicadores são medidas quantitativas que permitem avaliar o progresso e a produtividade dos colaboradores em relação a determinado objetivo ou meta. Por exemplo, se o objetivo da empresa é aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre, os KPIs podem ser o número de vendas realizadas por colaborador, o ticket médio das vendas, o tempo médio de atendimento ao cliente, entre outros.
Com base nessas métricas, é possível avaliar o desempenho de cada colaborador de forma objetiva e imparcial, levando em consideração apenas os resultados obtidos. O mesmo vale para uma outra metodologia bem famosa no mercado, com a OKR (Objectives and Key Results). Nesse modelo, a ideia é alinhar os objetivos dos colaboradores com os objetivos da empresa, definindo metas e resultados-chave que devem ser alcançados em determinado período de tempo.
Apesar de não ter um nome tão popular no mercado de trabalho, a metodologia OKR é bastante utilizada por empresas de tecnologia, como Google e Twitter, e tem se mostrado bastante eficaz na promoção de um ambiente de trabalho mais produtivo e alinhado com os objetivos da empresa.
É aqui que a Novidá entra em cena para descomplicar a gestão das suas equipes
Já deu para perceber que o poder do feedback não deve ser subestimado, certo? Essa ferramenta é fundamental para manter a motivação e a produtividade dos colaboradores. Mas, como vimos, para que esse feedback seja efetivo, é fundamental que ele seja baseado em dados sólidos e verificáveis, que permitam uma análise precisa e imparcial.
A boa notícia é que, nesse contexto, a Novidá desponta como uma poderosa aliada do gestor que deseja implementar boas práticas de reconhecimento profissional e não abre mão de trabalhar com informações sólidas, auditáveis e seguras. Com uma solução desenvolvida na medida certa para a realidade da sua empresa — e baseada na filosofia Lean de produtividade operacional —, ajudamos você a integrar os dados de diferentes setores e múltiplas equipes em uma só plataforma!
Por meio da metrificação e acompanhamento constante da performance dos colaboradores, a Novidá permite que o gestor tenha uma visão completa e detalhada do desempenho dos times de Produção, Vendas, Relacionamento, Recursos Humanos, Desenvolvimento, Suporte Técnico e demais áreas estratégias em que a produtividade é a palavra-chave para gerar bons resultados!
Assim, você conta com todos os insumos necessários para implementar uma cultura de feedback saudável e precisa, tudo com base em avaliações justas e coerentes. Além disso, nossa solução conta com um sistema interativo de feedback e reconhecimento das pessoas que compõem a sua equipe, melhorando seu engajamento e motivação de forma natural!
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