Blog

Você sabe qual o impacto do feedback profissional para a motivação e a produtividade dos colaboradores?

Feedbacks ajudam a criar mais clareza sobre as expectativas da empresa.

Você sabia que o feedback profissional é uma das ferramentas mais importantes para motivar e aumentar a produtividade dos colaboradores da sua empresa? E, mais do que isso, criar uma rotina de feedback justa e coerente pode fazer toda a diferença para gestores e empreendedores que querem manter seus funcionários engajados e comprometidos com os objetivos da organização — e manter o turnover sob controle, é claro. 

Na prática, esse tipo de feedback consiste em uma avaliação que os gestores fazem sobre o desempenho dos funcionários, a partir de uma análise das suas atividades, comportamento e resultados alcançados. É uma oportunidade de orientar e apoiar o desenvolvimento dessas pessoas que, verdade seja dita, passam a maior parte de seus dias na corporação, ajudando-os a identificar suas forças e fraquezas. Neste artigo, vamos mergulhar nas boas práticas de feedback e destacar a importância de realizar essa tarefa com base em dados reais e precisos. Vem com a gente!

 

Afinal, por que o feedback profissional é importante?

Indo direto ao ponto, podemos entender que a política de feedback profissional é importante porque impulsiona a produtividade dos colaboradores na direção certa. Ou seja: quando os funcionários recebem uma avaliação positiva de suas performances, eles se sentem valorizados e reconhecidos pelo seu trabalho, o que aumenta a autoestima e a confiança dessas pessoas.

Só que, diferente do que muitos gestores ainda pensam, o feedback “negativo” também conta com um certo grau de potencial para motivar as equipes. Isso porque, quando eventuais erros e pontos fracos são identificados, os colaboradores podem trabalhar para melhorar sabendo exatamente em quais pontos focar, o que ajuda a desenvolver suas habilidades e competências.

Outro ponto importante é que essa cultura de dar um retorno constante sobre o desempenho das equipes também contribui para melhorar a comunicação entre os colaboradores e a empresa. Veja bem: ao receber um feedback construtivo, seus times podem ter mais clareza sobre as expectativas da empresa e de seus gestores, facilitando o processo — que geralmente é difícil — de alinhar suas atividades com os objetivos da organização.

 

Entendendo as melhores práticas para reconhecer a boa performance das suas equipes

Compreender que o feedback profissional afeta a produtividade dos colaboradores é um passo importante, mas não é o único. Isso porque, mais do que simplesmente implementar uma política de avaliação de desempenho, o gestor deve saber como fazer isso de forma eficiente e construtiva. Pensando nisso, elencamos alguns tópicos que podem te ajudar a organizar essa dinâmica: 

  • Vá direto ao ponto: Quando der um feedback, seja específico sobre o que o colaborador fez bem ou o que precisa melhorar. Aqui, dar exemplos e evitar generalizações é um bom caminho. 
  • Equilíbrio é fundamental: É importante que o feedback seja justo e coerente, destacando tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos do colaborador. Evite apenas apontar os erros e criticar sem oferecer soluções.
  • Saiba identificar o timing: O feedback deve ser dado logo após o acontecimento, para que seja mais eficaz e para que o colaborador possa se lembrar das situações com mais facilidade.
  • Nada de mensagens subliminares: O colaborador precisa entender o que foi dito. Por isso, evite termos técnicos e complicados, use uma linguagem clara e objetiva.
  • Cortesia acima de tudo: O feedback deve ser construtivo, evitando críticas agressivas e desmedidas. Lembre-se de que o foco dessa política está no desenvolvimento do colaborador, e não na punição dele.

 

E não esqueça de acompanhar os resultados na produtividade dos colaboradores!

Seguindo essas boas práticas que indicamos acima, você certamente será capaz de criar uma rotina de feedbacks mais justa e construtiva. E a boa notícia é que, geralmente, os resultados da implementação dessa cultura aparecem rápido: com uma equipe motivada, a produtividade dos colaboradores aumenta, já que eles se sentem mais motivados a desenvolver suas habilidades e a alcançar seus objetivos.

Mas lembre-se de que, para que seus feedbacks sejam honestos e os seus resultados sejam reais, é fundamental contar com ferramentas e soluções que contribuam para o acompanhamento e a quantificação dos resultados e das performances individual e coletiva — e é aqui que a metrificação entra em cena. 

Ora, não dá para esperar que essas avaliações sejam realmente levadas a sério se elas não forem baseadas em dados sólidos e verificáveis, que permitam análises precisas e imparciais, certo? E uma boa forma de garantir a objetividade das avaliações de desempenho é por meio da definição de indicadores-chave de desempenho (KPIs). 

Esses indicadores são medidas quantitativas que permitem avaliar o progresso e a produtividade dos colaboradores em relação a determinado objetivo ou meta. Por exemplo, se o objetivo da empresa é aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre, os KPIs podem ser o número de vendas realizadas por colaborador, o ticket médio das vendas, o tempo médio de atendimento ao cliente, entre outros. 

Com base nessas métricas, é possível avaliar o desempenho de cada colaborador de forma objetiva e imparcial, levando em consideração apenas os resultados obtidos. O mesmo vale para uma outra metodologia bem famosa no mercado, com a OKR (Objectives and Key Results). Nesse modelo, a ideia é alinhar os objetivos dos colaboradores com os objetivos da empresa, definindo metas e resultados-chave que devem ser alcançados em determinado período de tempo.

Apesar de não ter um nome tão popular no mercado de trabalho, a metodologia OKR é bastante utilizada por empresas de tecnologia, como Google e Twitter, e tem se mostrado bastante eficaz na promoção de um ambiente de trabalho mais produtivo e alinhado com os objetivos da empresa.

 

É aqui que a Novidá entra em cena para descomplicar a gestão das suas equipes

Já deu para perceber que o poder do feedback não deve ser subestimado, certo? Essa ferramenta é fundamental para manter a motivação e a produtividade dos colaboradores. Mas, como vimos, para que esse feedback seja efetivo, é fundamental que ele seja baseado em dados sólidos e verificáveis, que permitam uma análise precisa e imparcial.

A boa notícia é que, nesse contexto, a Novidá desponta como uma poderosa aliada do gestor que deseja implementar boas práticas de reconhecimento profissional e não abre mão de trabalhar com informações sólidas, auditáveis e seguras. Com uma solução desenvolvida na medida certa para a realidade da sua empresa — e baseada na filosofia Lean de produtividade operacional —, ajudamos você a integrar os dados de diferentes setores e múltiplas equipes em uma só plataforma!

Por meio da metrificação e acompanhamento constante da performance dos colaboradores, a Novidá permite que o gestor tenha uma visão completa e detalhada do desempenho dos times de Produção, Vendas, Relacionamento, Recursos Humanos, Desenvolvimento, Suporte Técnico e demais áreas estratégias em que a produtividade é a palavra-chave para gerar bons resultados!

Assim, você conta com todos os insumos necessários para implementar uma cultura de feedback saudável e precisa, tudo com base em avaliações justas e coerentes. Além disso, nossa solução conta com um sistema interativo de feedback e reconhecimento das pessoas que compõem a sua equipe, melhorando seu engajamento e motivação de forma natural!

produtividade dos colaboradores

Fale com os nossos especialistas, conheça melhor os benefícios da nossa solução e descubra como podemos ajudar você a revolucionar a produtividade da sua operação sem dor de cabeça!

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil