Blog

Melhoria Contínua: como usar a tecnologia para aplica-la

Melhoria Contínua: como usar a tecnologia para aplica-la

Com o passar do tempo e da evolução dos negócios, a melhoria contínua tem se tornado quase um mantra das empresas que querem ampliar a qualidade da sua operação, dos seus produtos e da satisfação dos seus clientes. A preocupação com este tema também vem junto com a percepção do mercado, da concorrência e do aumento da competição para conquistar o consumidor final.

Esta prática visa atingir um patamar de resultados cada vez melhores, tanto nos produtos quanto nos serviços e promove um ambiente que impulsiona a adoção de formas otimizadas de realização de tarefas. E este tipo de atitude pode ser tomada em diversos cenários, indo além da linha de produção comum e sendo aplicada no dia a dia, principalmente com o auxílio de ferramentas de tecnologia. 

Quer saber mais alguns exemplos práticos da melhoria contínua em ação no cenário de uma empresa e sobre como potencializar a aplicação com o auxílio da tecnologia? Continue acompanhando a nossa publicação e descubra!

 

 

O que é a melhoria contínua?

De uma forma geral, a melhoria contínua preza por sempre melhorar os produtos, o ambiente de trabalho, os processos e os serviços da empresa de forma recorrente. Tudo isso em prol da otimização e qualidade, entendendo que um esforço contínuo pode gerar uma vantagem competitiva para o negócio frente à concorrência.

O seu conceito tem como objetivo demonstrar que nenhum produto, serviço ou processo da empresa está bom o suficiente ou à prova de evolução. Assim, pode-se aplicar a ideia de aprimoramento constante, buscando entregar mais eficiência e aumentar os índices de produtividade, impactando toda a empresa. 

A melhoria contínua também pode contar com alguns passos básicos, como:

  • A identificação de possíveis pontos de melhoria do negócio com uma gestão de KPIs efetiva;
  • A aplicação de ferramentas ou metodologias ligadas ao Lean Manufacturing para medição de indicadores, resultados e uma melhor gestão dos processos;
  • A padronização dos processos;
  • E o conhecimento técnico e embasamento para colocar as melhorias em prática.

 

Algumas técnicas que otimizam a melhoria contínua

Existem algumas técnicas que podem otimizar a percepção dos processos para aplicar a melhoria contínua e a primeira delas é o PDCA. Ao entender a metodologia, pode-se inclusive perceber que ele está presente em diversos aspectos e até em outras metodologias que compõem o universo do Lean Manufacturing.

O PDCA tem como base estruturar os processos da empresa seguindo os quatro passos de: planejar, fazer, checar e agir – estas palavras quando traduzidas em inglês dão significado a sigla. Além disso, o Six Sigma também permite uma análise da qualidade e aplicação dos conceitos da melhoria contínua.

Um ótimo exemplo de aplicação do PDCA pode ser percebido na otimização das rotas internas de movimentação e logística:

  • Na primeira etapa, uma melhor rota que não necessite uma parada de produção é percebida pelo operador. Após informar o seu gestor, criam em conjunto um plano para melhoria;
  • Na segunda etapa podem testar a rota interna utilizando a tecnologia para aquisição e gestão dos dados de produtividade;
  • Na terceira etapa podem avaliar os resultados utilizando de análises avançadas e painéis gerenciais;
  • E na quarta etapa podem ampliar essa rota interna para a utilização de uma forma geral, monitorando os resultados e percebendo outros pontos de otimização.

 

 

Como aplicar a melhoria contínua na prática?

A melhoria contínua pode ser aplicada na maioria dos ambientes empresariais e isso se dá de forma independente do setor da indústria ou da área de atuação do negócio. Além do exemplo das rotas internas, outras metodologias podem ser aplicadas em conjunto com o PDCA para atingir um patamar de evolução nos números de produtividade e evolução dos negócios.

Numa indústria de processamento e manufatura pode-se perceber os benefícios da aplicação da melhoria contínua na identificação de qualquer tipo de ineficiência, gargalo ou até desperdício. E falando em desperdícios, esse tipo de ação acontece em conjunto com o Lean Manufacturing, promovendo uma produção ainda mais enxuta.

Ainda na linha de produção, um ótimo exemplo da prática da melhoria contínua no dia a dia da empresa é o checklist de configuração e checagem do estado da máquina. Digamos que um colaborador realize este checklist mas sem o auxílio de algum papel ou relatório.

Assim, caso outro colaborador for realizar esta atividade, irá ser realizada de forma diferente e sem um padrão. Esse fato irá dificultar a aplicação da melhoria contínua, já que a padronização é uma das etapas essenciais no processo.

Com isso, outras etapas importantes podem ser destacadas como:

 

Algumas aplicações da melhoria contínua além da linha de produção

A aplicação da melhoria contínua também pode ser percebida além de uma linha de produção ou operação e diversos setores da indústria conseguem os seus benefícios. Um ótimo exemplo é numa indústria de desenvolvimento de software que, a partir de metodologias ágeis, consegue otimizar e padronizar algumas etapas da construção da solução para o cliente.

Uma abordagem nesse sentido permite que mais testes sejam realizados com o intuito de evitar o aparecimento de bugs ou falhas antes de cada entrega de funcionalidade. E a metodologia ágil como um todo visa um ciclo de desenvolvimento mais curto, com feedbacks mais próximos entre o cliente e o time de construção.

Assim, a melhoria contínua se faz presente desde os primeiros momentos com a finalidade de entregar um produto de qualidade e que faça sentido de acordo com a demanda solicitada. Outro ponto importante é a aplicação do PDCA e mais um ótimo exemplo que pode ser percebido além da linha de produção é no setor de limpeza e conservação.

Um colaborador da área percebeu que seria mais viável realizar a limpeza entre os horários de mais utilização do ambiente, onde estes estariam com uma menor ocupação. Esta seria uma mudança de cronograma e planejamento e que, a partir da execução de um PDCA, foi percebido que impactava diretamente num menor tempo de realização do serviço e até em menos recursos como produtos de limpeza.

 

 

Como a tecnologia pode auxiliar nos benefícios da melhoria contínua?

Seguindo a linha dos conceitos da indústria 4.0, a aquisição de dados e as formas automatizadas de geração de insights do negócio são pontos importantes de aplicação da melhoria contínua. A Internet das Coisas vem justamente nesse sentido e um bom exemplo pra entender a sua relevância é a partir dos sensores presentes numa determinada máquina.

Este equipamento pode contar com sensores específicos para determinar o seu tempo de operação e a execução de cada tarefa, percebendo automaticamente quando alguma ação sai da normalidade. Outro ponto importante é que existem ainda sensores específicos que monitoram o funcionamento da máquina, percebendo padrões de falha e promovendo uma ação antes mesmo que o problema venha a ocorrer de fato.

Outro exemplo interessante da aplicação da tecnologia para otimizar ainda mais o conceito de melhoria contínua dentro do negócio é novamente por meio das rotas internas – mas dessa vez sem a atuação humana direta. Sensores presentes nos veículos internos podem entender a posição de cada um, definindo uma melhor rota em tempo real para não atrapalhar a operação e manter a segurança no local.

 

E como a Novidá pode auxiliar na aplicação da melhoria contínua nas empresas?

A Novidá é o parceiro ideal para aplicar os conceitos da melhoria contínua juntamente com uma solução de tecnologia que faz sentido de acordo com o cenário de atuação da empresa. A sua plataforma integra a internet das coisas e a inteligência artificial de forma prática para atuar diretamente no aumento da produtividade das operações trabalhando em conjunto com gestores e operadores.

Com relatórios automáticos a partir de dados confiáveis e alimentados sem que haja uma interferência humana, permite a medição do desempenho e a visualização da operação em tempo real. Assim, impacta diretamente numa tomada de decisão mais assertiva a partir do andamento do trabalho executado.

Outro ponto importante é a sua capacidade de medição de desperdícios com uma supervisão dos processos e gerenciamento automático dos KPIs do negócio. Com isso, a Novidá consegue impactar positivamente na aplicação da metodologia Lean Manufacturing de uma forma geral, entendendo os desperdícios operacionais e os seus impactos na produtividade da empresa.

 

 

Saiba mais! 

Entender como a tecnologia pode otimizar ainda mais a aplicação de soluções de melhoria contínua é uma ótima forma de visualizar a evolução destes processos e a importância do auxílio de parceiros como a Novidá. Com a sua plataforma desenvolvida com alta tecnologia, permite que o negócio tenha uma medição clara do seu desempenho operacional.

Entre em contato com o nosso time de atendimento e saiba mais sobre como a Novidá pode ajudar o seu negócio!

 

Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook

Calculadora de Desperdícios

Descubra quantos milhares de reais sua empresa perde com desperdícios.

Cases de Sucesso

Diversas marcas e empresas já se beneficiaram de nossa plataforma. Conheça casos reais que Novidá atuou.

Gostou do conteúdo?

Cadastre-se em nossa newsletter

Siga-nos nas
redes sociais

Veja também

error: Conteúdo protegido!
Queremos ajudar sua empresa

Fale Conosco

E-mail:
contato@novida.com.br


Endereço

CUBO – Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia
São Paulo / SP / Brasil